Café SINTPq discute políticas públicas de combate à dengue com alunos da Etecap
A proliferação do vírus da dengue, as políticas públicas necessárias para conter o Aedes aegypti e importância da participação da sociedade civil no combate ao mosquito. Esses foram os temas abordados na 6ª edição do Café SINTPq, realizada na noite da última quarta-feira, dia 1º, na Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap).
O evento contou com a participação de mais de 60 alunos do curso de Meio Ambiente e teve como palestrante convidada a Profa. Dra. Emília Rutkowski, do Departamento de Meio Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp.
Durante sua fala, Emília Rutkowski apresentou o processo de proliferação do Aedes aegypti pelo Brasil ao longo das últimas décadas e salientou como diferentes condições de localização, clima, relevo, densidade demográfica e de gestão do espaço urbano podem interferir na propagação do vírus da dengue.
Ao abordar as políticas públicas necessárias e eficientes no combate ao mosquito, a especialista ressaltou que ações preventivas do poder público aliadas à fiscalização são fundamentais, mas “insuficientes caso não haja a devida mobilização da sociedade”.
O Café
O Café SINTPq tem como objetivo abordar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos com a sociedade, mostrando como o trabalho dos pesquisadores interfere diretamente no cotidiano das pessoas. Nas edições anteriores, o Café SINTPq abordou temas como Software Livre, Impressão 3D, Biocombustíveis e Tecnologias Assistivas.
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...