Campanha para vereador terá dois candidatos que construíram a história do SINTPq
mpossível conhecer todos os candidatos ao Legislativo Municipal, mas conhecer alguns para que seu voto ajude a construir uma sociedade melhor é necessário. A história de luta e vida de cada um dos candidatos é uma boa forma de começar a escolher e aqui apresentamos dois candidatos ligados ao SINTPq. Um é o diretor licenciado Adelino Cabral e o outro é o Dr. Cremasco, da assessoria jurídica. Ambos ajudaram a construir a história do Sindicato e agora se propõem a debater no legislativo uma renovação da política em Campinas.
Temos certeza de que esses dois companheiros, caso eleitos, estarão defendendo uma sociedade mais justa e debatendo políticas realmente necessárias para a cidade. Por isso, escolher candidatos que tenham um passado de luta e que estejam alinhados com os trabalhadores é fortalecer e valorizar o trabalho na Câmara.
Cabral
Engenheiro, funcionário do CPqD e diretor do SINTPq, atualmente afastado para poder concorrer à cadeira do Legislativo. Além de todas as lutas sindicais, também realiza trabalhos voluntários junto aos Vicentinos, como o Telecentro, em que adolescentes aprendem informática para usar na vida profissional.
Agora, estende sua forma de atuação: “Compreendo que há profundos lapsos na administração pública em relação aos benefícios que o desenvolvimento tecnológico pode trazer à sociedade. É necessário eliminar a miséria e seus desdobramentos. Nessa empreita, uma das ações é realizar a verdadeira inclusão educacional e social de toda a população – em grande parte excluída”, ressalta.
Recentemente, a batalha de Cabral foi por melhorias no trânsito próximo ao Polo Tecnológico II. Esteve a frente de uma campanha de manifestação pela web. Entre as consequências, está a audiência junto ao Ministério Público do Trabalho que acontece na próxima segunda, dia 31.
Dr. Cremasco
Participou de todo o processo da fundação e está com o SINTPq até hoje, pois sempre mostrou engajamento com as causas do Sindicato e competência jurídica para defender a luta da categoria.
Se propõe a trabalhar na Câmara dialogando com a sociedade, em especial o SINTPq, defendendo a C&TI principalmente seus pesquisadores: “Vou ser na Câmara o porta voz da categoria de pesquisadores e vou usar a cadeira do legislativo para que o CPqD preste contas de suas finanças.”, adianta.
Cremasco representa mais de dez instituições em Campinas, sendo a maioria de sindicatos e pela natureza de sua atividade sabe onde as leis devem ser melhoradas para efetivar os direitos. No SINTPq participou de conquistas importantes como reverter a demissão dos diretores fundadores; retorno da Unimed como plano de saúde; prêmio coorporativo, além de centenas de vitórias individuais.
Nas próximas semanas traremos entrevistas exclusivas, envie sua pergunta sobre a campanha eleitoral dos candidatos para comunicacaoo@sintpq.org.br
Veja também
SINTPq assume representação no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e reforça defesa de polÃticas públicas para trabalhadores da ciência
04/03/2026Foto: PMC O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo ...
SINTPq repudia escalada militar dos EUA e Israel no Irã após mortes de ao menos 176 crianças em ataque a escola
03/03/2026Foto: ALI NAJAFI / ISNA / AFP O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia ...
Audiência na Justiça do Trabalho, após ação do SINTPq, discutirá representação dos trabalhadores da FUNCAMP
03/03/2026Foto: Divulgação / FUNCAMP No próximo dia 10 de março de 2026, será realizada audiência na ...












