Notícias | Campinas realiza semana de ciência e tecnologia entre os dias 23 e 29 de outubro

Campinas realiza semana de ciência e tecnologia entre os dias 23 e 29 de outubro

20/10/2017

A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente em Campinas desde 2013 e se integra à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que é realizada em todo o país no mês de outubro, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações(Secis/MCTIC) e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa.

Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). O SINTPq não ficou de fora e na quinta-feira, dia 26, realizará uma palestra sobre realidade aumentada. O evento acontece às 18h30, na sede do Sindicato.

A Matemática foi escolhida como tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017, que acontece de 23 a 29 de outubro em todo o país. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017. A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia seguirá a mesma temática.

Qual o tema?

A Matemática é, sem dúvida, uma das áreas de conhecimento mais fascinantes e antigas. Acredita-se que ela tenha surgido antes mesmo da escrita e suas aplicações concretas impulsionaram o desenvolvimento da humanidade desde as primeiras civilizações por meio do manejo de plantações e medição de terra, registro do tempo e comércio.

?“A Matemática está em tudo” é o tema escolhido para a 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A motivação para a escolha baseia-se no fato de que em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. No ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país.

Confira a programação completa no site do evento.