Notícias | CPqD completa 40 anos

CPqD completa 40 anos

02/09/2016

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) completou 40 anos de história no dia 31 de agosto. Ao longo das últimas quatro décadas, o Centro se dedicou ao desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como antenas, sistemas de transmissão digital, equipamentos de transmissão óptica e fibra óptica.

O CPqD foi criado em 1976 como Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebras, empresa estatal que detinha o monopólio dos serviços públicos de telecomunicações no Brasil. Em 1998, com a privatização do sistema Telebrás, o CPqD tornou-se uma fundação de direito privado.

O SINTPq nasceu da união de trabalhadores do CPqD que lutavam por melhores condições de trabalho e pretendiam defender os direitos e promover avanços para os profissionais da ciência, pesquisa e tecnologia. Por isso, o Sindicato mantém uma significativa ligação com o Centro e seus funcionários e tem o prazer de parabenizar o CPqD por seus 40 anos de trabalho e história.

Por representar seus trabalhadores, o SINTPq também não deixará de cobrar e lutar para que o CPqD respeite seus profissionais e reconheça a importância de cada um deles para a manutenção e avanço dos trabalhos desenvolvidos no Centro. Somente dessa forma o CPqD voltará a ser a instituição de vanguarda na CT&I nacional que já foi um dia.