Notícias | CPqD obtém credenciamento da ANP para desenvolver projetos de pesquisa na área de óleo e gás

CPqD obtém credenciamento da ANP para desenvolver projetos de pesquisa na área de óleo e gás

31/03/2015

O CPqD teve três unidades de pesquisa credenciadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) - o que o habilita a executar projetos com recursos provenientes das cláusulas de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação existentes nos contratos de concessão do setor. De acordo com a regulamentação vigente no Brasil, as empresas com contratos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural devem investir 1% da receita bruta em P&D - parte da qual realizada por instituições credenciadas pela ANP. O total dos investimentos desse tipo no país é da ordem de R$ 1,2 bilhão ao ano.

Para se habilitar a utilizar esses recursos no desenvolvimento de projetos na área, as instituições de pesquisa precisam fazer o credenciamento na ANP. Segundo a agência reguladora, esse é “o reconhecimento formal de que a instituição atua em atividades de pesquisa e desenvolvimento em áreas de relevante interesse para o setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis e que possui infraestrutura e condições técnicas e operacionais adequadas para seu desempenho”.

No caso do CPqD, esse reconhecimento contempla as três unidades de pesquisa - com várias linhas de pesquisa - credenciadas pela ANP. São elas: Tecnologias de sensoriamento óptico e monitoração remota, Sistemas de comunicações (abrangendo Sistemas e componentes ópticos, Comunicações sem fio e Tecnologias de controle e inteligência de sistemas) e Materiais, sustentabilidade e sistemas de energia (que inclui as linhas de pesquisa Sistemas de energia, Degradação de materiais, Desempenho de materiais e sustentabilidade e Aplicação de materiais).

“Com o credenciamento na ANP, o CPqD poderá aplicar o conhecimento tecnológico que detém nessas áreas para desenvolver soluções específicas para o setor de óleo e gás”, afirma Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da instituição. “E isso será feito dentro da nossa estratégia de estabelecer parcerias com empresas do setor interessadas em oferecer ao mercado soluções baseadas em tecnologia nacional”, acrescenta.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança. Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Fonte: Segs