Notícias | Creche do IPT : Benefício de hoje, formação do amanhã

Creche do IPT : Benefício de hoje, formação do amanhã

11/04/2014

quase 33 anos nascia a creche do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), benefício conquistado pela luta dos funcionários e funcionárias em campanhas salariais e que, até hoje, garante tranquilidade às mães e desenvolvimento integral às crianças.

Atualmente, cerca de 30 filhos de funcionárias são atendidos pela creche do IPT, com faixa etária entre 0 e pouco mais de 5 anos, divididos em três grupos: berçário, grupo intermediário e grupo dos maiores.

De acordo com funcionárias que integram a Comissão de Mães da Creche, o benefício sem dúvidas é um diferencial e retém talentos no Instituto. No entanto, a Diretoria do IPT ainda precisa enxergar a creche como um grande retorno à sociedade e a empresa, alinhado à importância do IPT. 

A presença da creche no IPT também é o primeiro contato, desde cedo, com o mundo da ciência. Para as trabalhadoras, o aprendizado das crianças na creche é o mais pleno possível, pois acontece de forma lúdica, através do brincar.

A creche atende a funcionárias e estagiárias do IPT. Para as mães trabalhadoras, apesar da conquista que é o benefício em si, ainda é necessário valorizá-lo, sem ameaças constantes de interrupções e, com respeito também, às trabalhadoras da creche, mediadoras do desenvolvimento infantil no IPT.

O benefício da creche é um modelo de valorização do profissional no ambiente de trabalho e deve servir de exemplo para outras empresas dentro e fora da base do SINTPq.