Creche do IPT : Benefício de hoje, formação do amanhã
quase 33 anos nascia a creche do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), benefício conquistado pela luta dos funcionários e funcionárias em campanhas salariais e que, até hoje, garante tranquilidade às mães e desenvolvimento integral às crianças.
Atualmente, cerca de 30 filhos de funcionárias são atendidos pela creche do IPT, com faixa etária entre 0 e pouco mais de 5 anos, divididos em três grupos: berçário, grupo intermediário e grupo dos maiores.
De acordo com funcionárias que integram a Comissão de Mães da Creche, o benefício sem dúvidas é um diferencial e retém talentos no Instituto. No entanto, a Diretoria do IPT ainda precisa enxergar a creche como um grande retorno à sociedade e a empresa, alinhado à importância do IPT.
A presença da creche no IPT também é o primeiro contato, desde cedo, com o mundo da ciência. Para as trabalhadoras, o aprendizado das crianças na creche é o mais pleno possível, pois acontece de forma lúdica, através do brincar.
A creche atende a funcionárias e estagiárias do IPT. Para as mães trabalhadoras, apesar da conquista que é o benefício em si, ainda é necessário valorizá-lo, sem ameaças constantes de interrupções e, com respeito também, às trabalhadoras da creche, mediadoras do desenvolvimento infantil no IPT.
O benefício da creche é um modelo de valorização do profissional no ambiente de trabalho e deve servir de exemplo para outras empresas dentro e fora da base do SINTPq.
Veja também

Saúde mental no trabalho é tema de palestra promovida pelo SINTPq
10/04/2025A crescente pressão por resultados, a instabilidade no emprego e a falta de valorização profissional ...

SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições
03/04/2025Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades ...

Portugal aprova faltas justificadas para trabalhadoras com endometriose
03/04/2025A partir de abril, em Portugal, trabalhadoras diagnosticadas com endometriose ou adenomiose terão direito a ...