Notícias | CTI lança pedra fundamental de novo parque tecnológico

CTI lança pedra fundamental de novo parque tecnológico

18/03/2011

No final da tarde do dia 16, no campus do CTI, em Campinas, estiveram reunidos autoridades do Ministério da Ciência e Tecnologia, empresários, pesquisadores e representantes de instituições de pesquisa de Campinas e região para o lançamento da Pedra Fundamental do Parque Tecnológico CTI-Tec. O complexo terá 5000m2, financiado pela Finep, receberá um investimento de mais de R$ 15 milhões e tem o objetivo de viabilizar a sinergia entre empresas e entidades de pesquisa que atuem em setores tecnológicos de ponta a realizarem trabalhos em parceria com o CTI.

Com 5 edifícios, estima-se que a Fase I do projeto possa abrigar até 16 empresas. O cronograma de obras prevê a conclusão das obras no primeiro trimestre de 2012. Os editais para que as empresas interessadas possam integrar o parque já estão sendo elaborados e serão publicados ainda em 2011. Conduzir projetos de P&D&I em parceria com o CTI será uma das condições primordiais para que as empresas se instalem no CTI-Tec.

Virgílio Almeida, Secretário de Política de Informática do MCT, apontou a importância da criação de um parque tecnológico em uma unidade de pesquisa do Ministério, lembrando que diferentemente das universidades, as instituições tecnológicas possuem maior integração com a indústria e o setor produtivo.

Já Jacobus Swart, diretor do CTI, ressaltou que o CTI-Tec promoverá um ecossistema favorável à inovação. “Vamos trabalhar conjuntamente com as empresas aqui instaladas, trocando informações que agregarão conhecimento ao instituto, e desenvolvendo produto finais de alta tecnologia para a indústria”.