Notícias | CTI Renato Archer inaugura projeto de tecnologia espacial na cidade de Atibaia (SP)

CTI Renato Archer inaugura projeto de tecnologia espacial na cidade de Atibaia (SP)

17/07/2013

entro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI, inaugurou o Projeto CITAR – Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação, nesta segunda-feira 15 de julho nas instalações do BBP - Brazilian Business Park, um espaço que abrigará o Centro de Inovação da cidade de Atibaia - SP. A cerimônia contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp, além de outras autoridades.

O Projeto CITAR, conta com financiamento da Agência Brasileira de Inovação - FINEP e será executado em um esforço de cooperação entre o CTI Renato Archer e outras instituições de pesquisa e ensino: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a Agência Espacial Brasileira (AEB), o Instituto de Física da USP (IFUSP) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
Trata-se da primeira ação multinstitucional brasileira para o desenvolvimento de circuitos integrados tolerantes à radiação, destinados a aplicações em satélites científicos, que colocará Atibaia no mapa da produção e desenvolvimento de tecnologia aeroespacial brasileira.

“A radiação no espaço provoca a deterioração dos componentes eletrônicos convencionais, motivo pelo qual estes não são adequados para a construção de satélites e outros artefatos espaciais. Para esse tipo de aplicação, é necessário empregar componentes especiais, cujo processo de desenvolvimento ainda não é dominado pelas empresas nacionais. O objetivo do Projeto CITAR é desenvolver a competência de projetar circuitos com maior robustez a esse ambiente agressivo, que realizem funções específicas com maior capacidade de processamento. Assim, a vida útil dos satélites pode ser ampliada, diminuindo os custos de produção e as dimensões dos equipamentos”, afirma o coordenador do projeto, Saulo Finco.

Com um orçamento de R$ 20 milhões provenientes da FINEP, o projeto CITAR terá duração de 24 meses e contará com a participação de uma equipe multiprofissional formada por mais de 40 pessoas. Os recursos serão utilizados na contratação da equipe de desenvolvimento, capacitação e treinamento de profissionais, aquisição de equipamentos para infraestrutura de projetos e testes e na fabricação e qualificação de componentes.
Para o diretor do CTI Renato Archer, Victor Pellegrini Mammana, o projeto é um grande passo para as instituições partícipes e para toda a produção tecnológica brasileira. “O CTI desenvolve outros projetos de tecnologia espacial, mas este é o primeiro desta magnitude. Embora pareça um assunto distante das pessoas, essas tecnologias de fronteira têm grande potencial de reflexo no cotidiano”, pondera o diretor.

As atividades de projeto e desenvolvimento que serão abrigadas em Atibaia terão início logo após a inauguração das instalações. O recurso já está disponível e as primeiras aquisições e contratações estão em curso.

Toda essa iniciativa conta com pleno apoio do Governo Federal, na figura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa CI Brasil. A gestão financeira dos recursos será realizada pela Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação (FACTI), que instalará uma filial em Atibaia.

A motivação para Atibaia: O Município de Atibaia fica localizado no centro geográfico de grandes polos tecnológicos na área de TICs como Campinas, São Paulo, São José dos Campos e o sul de Minas Gerais, sendo assim, um local estratégico para a presença do CTI Renato Archer. O município já abriga um conjunto de 19 empresas da área de TIC, fato que caracteriza a formação de um Arranjo Produtivo Local – APL na área fim de atuação da instituição. Assim, a presença física favorecerá o desenvolvimento desta APL pelo natural envolvimento do CTI Renato Archer em diversos projetos inovadores das indústrias da região.

Resumo Projeto CITAR: Coordenado pelo CTI Renato Archer, é financiado com recursos do MCTI através da FINEP previsto para ser executado em quatro anos, em duas fases de 24 meses, cada fase está previsto o aporte de R$ 20 Mi, terão as instalações físicas da coordenação e das atividades de desenho de Circuitos Integrados Tolerantes à Radiação deste projeto abrigadas no referido Centro. Neste projeto estão envolvidas inicialmente cinco instituições executoras CTI Renato Archer, INPE, IEAv, AEB e Instituto de Física da USP- IFUSP, no decorrer de sua execução outras instituições estarão envolvidas diretamente e indiretamente, permeando assim um grande número de instituições profissionais contratados e colaboradores atuantes neste tema estratégico e de soberania.

O maior objetivo do Projeto CITAR é consolidar, no Brasil, a competência para a realização do ciclo completo de desenvolvimento compreendo as etapas de especificação, projeto, simulação, layout, envio para fabricação, encapsulamento, teste e qualificação de Circuitos Integrados tolerantes a radiações, para aplicações aeroespaciais e afins. As atividades serão focadas no desenvolvimento de CI´s demandados pelo programa espacial brasileiro, indicados pelo INPE.