Notícias | Dissídio IPT: SINTPq e trabalhadores conquistam vitória no Tribunal Regional do Trabalho

Dissídio IPT: SINTPq e trabalhadores conquistam vitória no Tribunal Regional do Trabalho

Na tarde de ontem, dia 13, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) disponibilizou acórdão com sua decisão sobre o Dissídio Coletivo 2021/22. O resultado foi vitorioso para trabalhadores e sindicato.

14/10/2021

Na tarde de ontem, dia 13, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) disponibilizou acórdão com sua decisão sobre o Dissídio Coletivo 2021/22. O resultado foi vitorioso para trabalhadores e sindicato, pois o tribunal reconheceu como devida a recomposição inflacionária pelo IPC-FIPE nos salários e benefícios.

Outro ponto importante foi o fato de o TRT reconhecer a greve como não abusiva. Dessa forma, o tribunal determina que os dias parados não devem ser descontados. O SINTPq estava confiante nesta vitória tão relevante para todos que aderiram ao movimento, uma vez que tomou todos os cuidados necessário para organizar uma greve legítima.

Com esse resultado positivo, o sindicato solicitará ao IPT o cumprimento imediato da decisão. O SINTPq espera que o Instituto tenha bom senso e não recorra ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). A inflação está fora de controle e os trabalhadores e trabalhadoras precisam de reajuste urgentemente.

Independentemente da postura a ser adotada pelo IPT, os resultados alcançados até aqui já são vitoriosos. É importante lembrar que a contraproposta do Instituto e do governo estadual era de 0%. Se nada fosse feito, não haveria qualquer esperança de recomposição neste momento.

Essa vitória só foi possível graças à organização da greve e a condução jurídica do Dissídio Coletivo, ações que são viabilizadas pela estrutura do SINTPq e custeadas por seus associados e associadas.

A manutenção dessa estrutura é fundamental para a continuidade e melhora da representação coletiva. Por isso, a sindicalização é fundamental. O sindicato deixa o convite para que todos reflitam sobre isso e apoiem a entidade tornando-se sócios e sócias.

Acórdão TRT - IPT Dissídio 2021/22