Documentário sobre a fundação da CUT será lançado em Brasília em 21 de maio
Filme apresenta entrevistas com fundadores da maior central sindical da América Latina

‘A história contada por quem a faz’ é um documentário produzido pela CUT em parceria com a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lavoro, narrando a criação da Central Única dos Trabalhadores nos anos 1980, durante a ditadura militar no Brasil. Idealizado por Maria Silvia Portella, o projeto contou com a colaboração de Cláudio Nascimento, Iram Jácome Rodrigues, João Marcelo Pereira Santos e Sandra Oliveira Cordeiro. Dirigido por Celso Gonçalves, será lançado em 21 de maio no Sindicato dos Bancários de Brasília e depois disponibilizado no YouTube da CUT. O filme destaca a importância da CUT na luta por direitos trabalhistas e democracia.
Lançamento
O evento contará com a presença de personalidades que contribuíram para a história da CUT, como o ex-presidente Jair Meneghelli. Em entrevista, Meneghelli destacou a importância do documentário em registrar a história do movimento sindical e do Brasil. Ele ressaltou que a CUT sempre esteve na linha de frente das lutas pela democracia, redução da jornada de trabalho e na defesa dos direitos da classe trabalhadora, participando de eventos históricos como o impeachment do ex-presidente Collor.
Conteúdo formativo
Para o ex-presidente da CUT, o livro e o documentário são materiais formativos essenciais para a nova geração de dirigentes, mostrando o processo de organização sindical e a participação na vida política e nos movimentos sociais. Admirson 'Greg' Medeiros, secretário de Economia Solidária da CUT, também destaca a importância histórica do documentário, afirmando que ele ilustra a participação de diversos atores sociais e serve como reflexão para o futuro da CUT.
Conteúdo histórico
Intitulado “A geração que criou a CUT”, o documentário é baseado em um livro lançado em 2023, que reúne 30 entrevistas com lideranças sindicais envolvidas na criação da CUT. Produzido durante a pandemia por pesquisadores liderados pelo professor Iram Jácome Rodrigues, o filme é ilustrado com imagens históricas e começa com um discurso de Lula em 1979. O documentário inclui depoimentos de figuras como Jair Meneghelli, que fala sobre o primeiro Congresso da Classe Trabalhadora em 1983, e Avelino Ganzer, que aborda a fundação sob a opressão militar. Paulo Paim destaca o desejo da classe trabalhadora de participar na política e na construção da democracia e da Constituição de 1988.
Propósito
O documentário têm como propósitos não apenas documentar a história da maior central sindical da América Latina, mas também fornecer subsídios para o debate sobre os rumos do sindicalismo brasileiro. Ao resgatar e preservar a memória da ‘geração CUT’, a obra destaca sua participação na redemocratização do país e na conquista de direitos, marcando a história política e social do Brasil.
Serviço:
Data: 21 de maio
Hora: 19h
Local: Auditório do Sindicato dos Bancários de Brasília, Distrito Federal
Veja também
Beabá do Sertão 2025 reúne gerações do forró em SP
03/12/2025O Beabá do Sertão 2025 movimenta o Expo Barra Funda neste sábado (06/12) com uma ...
CCSP recebe o Skate Week Experience 2025
27/11/2025O Centro Cultural São Paulo recebe, de 28 a 30 de novembro, o Skate Week ...
Farol Santander homenageia Emanoel Araújo
12/11/2025O Farol Santander São Paulo apresenta a exposição Emanoel Araújo – Embates Construtivos, em cartaz ...












