Cultura | Exposição “ORIXÁS” destaca ancestralidade afro-brasileira em São Paulo

Exposição “ORIXÁS” destaca ancestralidade afro-brasileira em São Paulo

Josafá Neves leva arte e espiritualidade ao Memorial da América Latina até 6 de agosto

04/07/2025

orixa

A exposição “ORIXÁS”, do artista Josafá Neves, fica em cartaz no Memorial da América Latina, em São Paulo, até o dia 6 de agosto, com entrada gratuita. A mostra reúne pinturas, esculturas e instalações que exploram a força e a espiritualidade dos orixás cultuados no Brasil, como Exú, Oxum, Ogum, Iansã, Oxóssi e Oxalá.

Com curadoria de Bené Fonteles, a exposição apresenta obras marcantes, como as Cabeças de Orixás — esculturas de cerâmica pintadas com cores e formas sagradas, acompanhadas de poemas da atriz Cristiane Sobral — e gigantescas esculturas em madeira que representam Xangô e Oxóssi. A instalação “Reverência a Oxalá”, composta por 700 esculturas de gesso dispostas em círculo, destaca-se como um símbolo de coletividade e sagrado.

Josafá Neves, com mais de 25 anos de carreira e reconhecimento nacional e internacional, utiliza a arte como elo entre passado e presente, exaltando as culturas afro-diaspóricas e sua ancestralidade.

O Memorial da América Latina fica na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, na Barra Funda, São Paulo, e o espaço é acessível para cadeirantes. A visitação ocorre de terça a domingo, das 10h às 17h.

Serviço:

Data: Até 6 de agosto de 2025 - Terça a domingo, das 10h às 17h
Local: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, Barra Funda, São Paulo/SP
Entrada gratuita