Notícias | Freescale veta participação de trabalhador na negociação

Freescale veta participação de trabalhador na negociação

26/10/2011

Finalmente a Freescale agendou para a próxima quinta-feira, dia 27, a primeira reunião de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, lembrando que a data-base na empresa é dia 1º de novembro.  Além de atrasar a campanha salarial, a instituição também se nega a aceitar a participação de um trabalhador na mesa de negociação.

Segundo a Freescale, o Sindicato é o legítimo representante dos trabalhadores, por isso não é necessário envolver mais pessoas no processo. Realmente, a representatividade do SinTPq é inegável, porém o papel de um funcionário nas reuniões é para garantir transparência ao processo, além do que, é de se estranhar essa posição que vai contra os bons princípios de negociação. O trabalhador na mesa de negociação pode ajudar, mesmo como observador, na busca de propostas conciliatórias para a renovação do novo ACT.

A autonomia do Sindicato é desrespeitada nesse caso que como representante dos trabalhadores pode convidar quem achar necessário para a reunião, seja um funcionário ou um advogado. Mesmo não indo para a mesa de negociação, os trabalhadores podem participar enviando para [email protected] informações sobre a real situação da empresa.

Já faz 57 dias que a pauta de reivindicação foi aprovada em assembleia pelos profissionais e para não atrasar mais as negociações o ACT 2011/2012 o SinTPq irá a mesa de negociações mesmo sem um funcionário da empresa, porém ressaltamos que essa política de apartar os trabalhadores das negociações da Campanha Salarial será combatida.

Hoje, apenas a Freescale e o Instituto Eldorado da base do SinTPq não concordam com a presença de funcionários. As outras empresas estão muito a frente, podemos considerar um avanço nas relações de trabalho a postura das mesmas de concordar com a participação dos seus profissionais na mesa de negociação salarial.