Notícias | Futuro Parque Tecnológico de Jundiaí ampliará o desenvolvimento científico da região

Futuro Parque Tecnológico de Jundiaí ampliará o desenvolvimento científico da região

16/12/2014

No dia 06 de maio deste ano a Câmara Municipal de Jundiaí aprovou a destinação de um terreno para a instalação do Parque Tecnológico de Jundiaí. Na época era o que faltava para, a partir de acordo com o Governo do Estado de São Paulo, o projeto virar realidade.

A expectativa de acordo com secretário de Desenvolvimento Econômico do município é de o empreendimento pode trazer também uma instituição de ensino superior pública à cidade. Segundo informações, faculdades privadas também já estão de olho em um projeto embutido ao complexo, chamado de Geração de Talentos, que visará à formação de jovens profissionais da área.

A construção do Parque Tecnológico será feita na região do Engordadouro e tem a perspectiva de atrair a instalação de novas incubadoras de empresas em Jundiaí . A convergência de Universidade, com startups, mais centros de pesquisas, criarão um corpo criativo e inteligente para gerar soluções para a sociedade a partir do conceito de inovação.

Um acordo em paralelo feito com a Agência de Inovação da Unicamp gerará assessoria no planejamento do Parque Tecnológico. Campinas como cidade vizinha possui já trajetória consolidada na área de tecnologia. Jundiaí, como recente incentivadora deste caráter e modelo de desenvolvimento econômico, tem muito a colher desta macro região, que é uma verdadeira ilha de modernidade no interior brasileiro.

Para os profissionais do setor abre-se assim um horizonte. Dado a mobilidade pelas grandes rodovias, a geografia local favorece morar em uma cidade e trabalhar em outra. O volume de empregos deve aumentar, a busca de recursos humanos qualificados vai existir e a dinâmica de negócios vai gerar riquezas novas para Jundiaí e os municípios do entorno.