Greve dos petroleiros é suspensa com avaliação positiva
Na tarde de quarta-feira (27), após assembleias com os trabalhadores, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) suspendeu a greve nacional iniciada segunda-feira. Ao longo desses três dias, diversas manifestações ocorreram em todo o Brasil focadas em chamar a atenção da sociedade para as políticas de demissões e reajustes constantes nos preços de combustíveis promovidos pela atual gestão da Petrobrás.
Mesmo em estado de greve, os petroleiros cumpriram o compromisso de garantir a produção e abastecimento de combustíveis para todo o país. Toda mobilização foi considerada positiva pela categoria e contou com passeatas de conscientização, ações solidárias, doação de sangue e distribuição de cestas básicas.
A greve foi motivada pelo descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), mediado pelo TST, por parte da Petrobrás. Segundo a FUP, a empresa atrelou metas de segurança, saúde e meio ambiente ao pagamento de bônus e concessão de vantagens. Para a federação esses critérios ferem o ACT e podem precarizar as condições de trabalho além de elevar o desemprego.
Durante negociação, os petroleiros incluíram em sua pauta de reivindicações o pedido de redução nos preços de gasolina, diesel e gás natural. Os profissionais argumentam que a empresa tem plenas condições de aplicar preços mais acessíveis para a população, defendendo a existência de um controle social que garanta preços justos a todos os brasileiros.
A federação não descarta uma nova greve e já organiza ações contra a possível privatização da empresa. Com o slogan “Petrobrás: venda à vista, consequências a prazo” todo setor e sindicatos iniciam sua campanha em defesa do patrimônio nacional.
Por Fagner Silva | Comunicação SINTPq
Com informações de Rede Brasil Atual e Sindipetro SP
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...