Inteligência Artificial e política serão tema de encontro no CNPEM
Evento ocorre nos dias 8 e 9 de setembro e reunirá pesquisadores para discutir ética, regulamentação e impactos sociais da IA

Nos dias 8 e 9 de setembro, o CNPEM, por meio da Ilum Escola de Ciência, realiza o 3º Encontro de Inteligência Artificial, com o tema “Política e Inteligência Artificial”. O evento será híbrido (presencial e online) e busca debater os impactos da IA na sociedade, na política e na formulação de novas regulamentações.
Pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento foram convidados para discutir temas como ética, tecnologias emergentes e os desafios contemporâneos da ciência de dados.
A participação remota é gratuita, enquanto a modalidade presencial tem o valor de R$100. As vagas são limitadas e seguem a seguinte ordem de prioridade: estudantes de graduação, pós-graduandos, graduados, professores e pós-doutorandos. Em caso de empate, será considerada a ordem de inscrição.
Ao todo, serão 120 vagas presenciais: 50 para o público externo, 50 para alunos da Ilum e 20 para equipe do CNPEM. Vagas não utilizadas serão remanejadas entre as categorias.
Inscrições e Prazos:
-
Inscrições: 30 de junho a 3 de agosto
-
Notificação de aceite: a partir de 8 de agosto
-
Pagamento: 8 a 15 de agosto
-
Cancelamento com reembolso (90%): até 8 de agosto
Mais informações e dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: eventos@cnpem.br
Site oficial: https://pages.cnpem.br/EncontroIA/
Veja também
SINTPq considera avanço a ampliação da licença-paternidade e reforça defesa da corresponsabilidade no cuidado com os filhos
09/03/2026Foto: Reprodução O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo ...
SINTPq assume representação no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas e reforça defesa de polÃticas públicas para trabalhadores da ciência
04/03/2026Foto: PMC O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo ...
SINTPq repudia escalada militar dos EUA e Israel no Irã após mortes de ao menos 176 crianças em ataque a escola
03/03/2026Foto: ALI NAJAFI / ISNA / AFP O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia ...













