Notícias | MCTI abre consulta para plano de trabalho em biotecnologia marinha

MCTI abre consulta para plano de trabalho em biotecnologia marinha

03/07/2013

quisadores e interessados em contribuir para a elaboração do Plano Nacional de Trabalho 2013-2015 para a Ação Biotecnologia Marinha (Biomar) podem enviar suas sugestões até o dia 20 de julho. O plano, elaborado de quatro em quatro anos, serve como diretriz política para a área. É um instrumento de planejamento integrado e participativo, que orienta as atividades a serem empreendidas pelos segmentos envolvidos no conhecimento e uso sustentável do potencial biotecnológico da biodiversidade das áreas marítimas brasileiras.

As sugestões encaminhadas serão consolidadas e submetidas à aprovação dos integrantes do comitê executivo da Biomar no dia 24 de julho. Os interessados devem preencher o formulário da consulta pública, disponível nesta página, e enviá-lo para os e-mails: [email protected] e/ou [email protected].

Sobre o plano

Encomendado a um grupo de especialistas pelo comitê executivo Biomar, o documento propõe, dentre outras sugestões, que a Biomar promova encontros de pesquisadores que atuam em biotecnologia marinha com o objetivo de viabilizar a articulação e o desenvolvimento de projetos conjuntos.

A ação Biomar, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é uma das prioridades do VIII Plano Setorial para os Recursos do Mar, sob a tutela da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (Cirm). 

Sobre a Biomar


O ambiente marinho representa aproximadamente 70% da superfície do planeta e abriga cerca de metade da biodiversidade global, mas poucas espécies são exploradas ou usadas com propósitos biotecnológicos. 

A Biomar tem como propósito fomentar o aproveitamento sustentável do potencial biotecnológico dos organismos marinhos existentes nas zonas costeiras e de transição e nas áreas marítimas brasileiras (sob jurisdição e de interesse nacional). 

Conforme estabelecido no Plano Setorial de Recursos do Mar, a iniciativa tem como metas: ampliar para 30 o número de projetos integrados no âmbito de redes de pesquisa multidisciplinares sobre o potencial biotecnológico da biodiversidade marinha e criar um projeto-piloto de estímulo e suporte ao registro de patentes e desenvolvimento de produtos.

O comitê executivo Biomar foi criado em 14 de setembro de 2005, pela portaria da Marinha do Brasil nº 230. É coordenado pelo MCTI por meio por meio da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (MCTI/Seped).

Saiba mais: https://www.mar.mil.br/secirm/p-biomar.html

Fonte: MCTI