Notícias | MCTI reúne laboratórios da área de fármacos para avançar nos estudos sobre a fosfoetanolamina

MCTI reúne laboratórios da área de fármacos para avançar nos estudos sobre a fosfoetanolamina

04/11/2015

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) está trabalhando com seis dos mais capacitados grupos de pesquisa do País na área de fármacos e medicamentos para aprofundar os estudos da fosfoetanolamina como medicamento. O desafio em discussão é a realização de testes para comprovar a segurança e a eficácia (fases 1 e 2) da molécula no tratamento do câncer e, assim, auxiliar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na decisão sobre o uso da mesma como medicamento.

Seis laboratórios da área de fármacos já recebem recursos do MCTI para outras pesquisas. O ministro Celso Pansera está empenhado em apoiar os grupos de pesquisa do País para elucidar a questão e está acompanhando pessoalmente os desdobramentos, em articulação com o Ministério da Saúde, de forma a garantir a celeridade e a eficácia dos estudos em andamento.

"Os laboratórios que estão nesse projeto são liderados por cientistas brasileiros altamente qualificados e que têm capacidade comprovada para atuar na síntese, caracterização e na realização dos testes in vitro necessários, num prazo de seis meses", diz o ministro.

Caso seja confirmada a ação da fosfoetanolamina, o MCTI apoiará também os estudos necessários para a produção da molécula em larga escala. "Com o estudo, vamos auxiliar a Anvisa na sua decisão sobre o uso como medicamento e, consequentemente, reponder ao clamor da população dependente deste tipo de medicamento", destaca o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Jailson de Andrade.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação