Primeiro ACT da Cargill negociado pelo SinTPq tem aumento real
A Cargill entrou para a base do SinTPq em 2011, sua primeira campanha salarial representada pelo Sindicato foi encerrada na última sexta-feira, dia 13. Para os trabalhadores da unidade de Campinas, o reajuste total foi de 8%, senod 1% de aumento real e a reposição da inflação.
O Aordo Coletivo de Trabalho, aprovado por unanimidade, tem validade retroativa a data-base, 1º de novembro, e vigora até 31 de outubro de 2012.
Confira os principais itens da pauta:
- Auxílio creche
Item novo no ACT, as mulheres agora receberão o auxílio durante 16 meses e seu valor será de 20% do piso salarial da empresa, hoje em R$ 800.
Vale alimentação
É um novo benefício e tem o valor de R$ 50. Também será retroativo à novembro
- Vale refeição
A Empresa reajustará conforme pesquisa de mercado a ser feita no início de 2012, porém se recusando a tratar no ACT.
- Banco de horas
O banco de horas entrou na campanha salarial a pedido dos trabalhadores. As regras de funcionamento não serão registradas no ACT 2011/2012 e sim em um contrato separado, que também será oficializado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.
Já os valores praticado por hora extra serão registrados no documento principal. Veja abaixo os valores:
- 70% da hora normal de segunda a sábado;
- 100% da horas aos domingos e feriados.
- PLR
Anualmente a participação nos lucros e resultados é paga aos profissionais. O período de referência é sempre de junho a maio e o pagamento efetivado em junho.
Este ano, dois acordos de PLR devem ser assinados: o primeiro é referente à 2011/2012 – período já em curso; o segundo é referente à 2012/2013 e nele será possível debater sobre os procedimentos e metas do plano, a discussão do PLR será feita pelo SinTPq com os trabalhadores.
Para o sucesso do ACT e do acordo de PLR é fundamental a associação dos trabalhadores ao sindicato porque fortalece o sindicato e dá a devida dimensão do quanto os trabalhadores estarão engajados nessa luta.
Veja também

Saúde mental no trabalho é tema de palestra promovida pelo SINTPq
10/04/2025A crescente pressão por resultados, a instabilidade no emprego e a falta de valorização profissional ...

SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições
03/04/2025Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades ...

Portugal aprova faltas justificadas para trabalhadoras com endometriose
03/04/2025A partir de abril, em Portugal, trabalhadoras diagnosticadas com endometriose ou adenomiose terão direito a ...