Notícias | Rede Óptica de alta velocidade é inaugurada em Campinas

Rede Óptica de alta velocidade é inaugurada em Campinas

27/01/2015

O SINTPq prestigiou na tarde da última segunda-feira (26) a inauguração da Rede Metropolitana de Campinas (Redecomep), uma estrutura de fibra óptica que permitirá conexões em alta velocidade entre 13 instituições de ensino e pesquisa, como Unicamp, CNPEM, CTI , CPqD e também com a Prefeitura Municipal. A estrutura possui 80 km de extensão e oferece uma velocidade de conexão de pelo menos 1 Gb/s.

O custo do projeto em Campinas é de 1,6 milhão de reais e teve sua implantação coordenada pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), Organização Social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com o Diretor Geral da RNP, Nelson Simões da Silva, a expectativa é que a Redecomep continue crescendo: “Essa é uma rede para os próximos 25 anos. Ela irá crescer com custos cada vez menores. Esse projeto é muito difícil de ser desenvolvido no Brasil, mas com as parcerias certas seguiremos avançando”; avalia.

O próximo passo do projeto será a criação de parcerias entre as instituições de pesquisa da cidade para que a rede possa funcionar de forma ampla. “Serão firmadas parcerias entre a Unicamp e as demais instituições, visando criar critérios de adesão, inclusão e exclusão da rede”; afirma Gustavo Carvalho, presidente do comitê gestor da Redecomep de Campinas.

O reitor em exercício da Unicamp Álvaro Penteado Crósta destacou o importante papel exercido pela universidade na implantação e futura gestão do projeto. “A Unicamp tem grande satisfação em viabilizar esse projeto. Nossa tarefa agora é nos aplicarmos na geração de conteúdos para que essa rede possa cumprir seu papel e materializar seus benefícios”; conclui.

A inauguração faz parte de um projeto de ampliação da Redecomep nacional, que possui 41 redes de fibra óptica em capitais, tendo uma extensão de 2 mil km. Ao todo já foram investidos R$ 50 milhões na construção e ampliação das redes ao redor do país.

por Ricardo Andrade