Sem reposição inflacionária, campanha salarial não avança no CNPEM
unicamos a todos os trabalhadores do CNPEM que até o presente momento não foi apresentada pela empresa sua proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014. Uma próxima reunião, e esperamos que a última, acontecerá no dia 16 de setembro.
A grande discussão desta campanha salarial é que a empresa tem insistido na tese do oferecimento de um abono salarial em troca da recomposição inflacionária! Isso mesmo: o CNPEM defende o pagamento de um abono em detrimento da recomposição inflacionária. Isso por que, na prática, os salários ficam congelados e, na próxima data-base, perdas ocorrerão aos trabalhadores!
Outra consideração importante é que a reivindicação de aumento real está comprometida. No entanto, o CNPEM tem afirmado que irá usar 2%, em média, da folha para aplicação no enquadramento no plano de cargos e salários.
O SINTPq não aceita a tese da empresa de compensar a inflação passada com abono salarial, pois a medida prejudica o salário dos empregados, que ficarão um ano sem reposição de perdas. Com isso, o sindicato reforça sua convicção de que os desafios para a instituição são muito grandes e de que não podemos correr o risco de aceitarmos o abono e gerarmos um momento de euforia na instituição, para depois amargarmos uma frustração de longo prazo, com salários congelados por dois anos, enquanto as dívidas são sempre corrigidas, contaminando assim negativamente os projetos dos CNPEM.
O que pode parecer bom no início perde-se rapidamente em médio prazo e ainda compromete uma grande conquista dos trabalhadores com a aplicação do plano de cargos e salários. Portanto, não concordamos que o plano em sua implementação fique comprometido, sem a devida correção salarial anual.
Apesar da demora na negociação é bom lembrar que a empresa já garantiu a data-base e tudo que negociarmos será retroativo. Assim que as negociações forem finalizadas o sindicato convocará uma assembleia com todos os trabalhadores.
Diretoria SINTPq
Veja também
Reportagem do SINTPq marca os 42 anos do MST ao mostrar o cotidiano, a luta e as parcerias do Acampamento Marielle Vive
22/01/2026Foto: SINTPq No dia em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra completa 42 anos ...
Em assembleia, trabalhadores e trabalhadoras do CPqD aprovam campanha salarial 2025/2026
22/01/2026Em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira, 22 de janeiro, trabalhadores e trabalhadoras do CPqD aprovaram ...
SINTPq convoca nova assembleia no CPqD após manifestação da empresa
19/01/2026Após manifestação formal da direção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a ...











