Notícias | Semana do Meio Ambiente na Creche do IPT

Semana do Meio Ambiente na Creche do IPT

26/06/2014

sando no futuro:Crianças da creche do IPT aprendem mais sobre separação e tratamento de resíduo em comemoração ao meio ambiente. A Creche do IPT é um benefício das funcionárias do quadro IPT desde 1981, atualmente ela atende crianças de 6 meses à 5 anos e 11 meses e tem um projeto político pedagógico diferenciado. Este projeto inclui além dos cuidados e estímulos adequados a cada faixa etária, a introdução de hábitos saudáveis, entre eles o incentivo à leitura por meio da Biblioteca Aberta, o projeto de conscientização para o consumo, a separação de resíduos recicláveis, entre outros.

Na última semana, por conta do dia 05 de junho ter sido comemorado o Dia do Meio Ambiente, as crianças tiveram uma semana de atividades especiais. Este ano a Coordenadora Pedagógica Marley da Cruz Santana em conjunto com a Supervisora Marilene Magri e a Comissão de Mães da Creche, elaboraram uma programação abordando principalmente a questão da separação e tratamento de resíduos.

Na segunda-feira (09/06) houve um momento chamado de "Cine Pipoca" com a exibição de alguns episódios de desenhos animados que tratam do tema, numa linguagem bem simples e apropriada para a faixa etária das crianças atendidas, entre eles o episódio “Reciclando” (de uma animação galesa-britânica, criada por Neville Astley e Mark Baker chamada) Peppa Pig e o episódio "Um plano para salvar o planeta" da nossa conhecida Turma da Mônica (animação brasileira, criada por Maurício de Sousa) que provavelmente fez parte da infância de muitos de nós. Ambos apresentaram às crianças os conceitos da separação de resíduos domésticos por meio da coleta seletiva de forma bem lúdica. Após a seção de cinema os conceitos foram reforçados com os pequenos por meio de uma atividade onde havia um pátio com vários tipos de materiais recicláveis e coletores identificados pelas cores padronizadas, cujos símbolos de identificação foram confeccionados por eles mesmos. Num clima de brincadeira e gincana, fizeram a separação de todos os materiais e com isso foi possível perceber que fixaram muito bem os conceitos da separação dos recicláveis.

Na terça- feira (10/06) foi preparado um momento especial com a participação dos pais em uma Oficina de Confecção de Brinquedos a partir de materiais recicláveis.

Na quarta-feira (11/06) para não fugir ao projeto tradicional chamado “Quartas de Histórias”, tivemos a encenação de uma história especial: "Cada lixo na sua cor" com a participação da Enfermeira Célia do Gabinete Médico, que explicou a importância do descarte correto de resíduos infectantes (lixo biológico) tais como: medicamentos (soluções, suspensões, comprimidos, pomadas e cremes) vencidos ou que não serão mais utilizados para um tratamento; seringas usadas; luvas, gazes, materiais usados em curativos, etc.

Por fim, na sexta-feira (13/06), houve o plantio de três mudas de árvores frutíferas no Campus do IPT, próximo ao Quiosque em frente à quadra. Foram plantadas uma muda de Jabuticabeira, uma de Limão Siciliano e uma de Lichia. A seleção das mudas foi feita com apoio da Pesquisadora Raquel Amaral do Laboratório de Madeiras e Móveis, que optou por espécies frutíferas (árvores de pequeno-médio porte) atraindo pássaros e possibilitando que as crianças colham seus frutos.

Antes de colocarem a mão na terra houve uma roda de conversa com a participação da Pesquisadora Deborah Terrell do Laboratório de Recursos Hídricos e Avaliação Geoambienta,l explicando a importância do plantio das árvores e os cuidados que necessitam. Nesta atividade contamos com os apoios de Maria Gallina -DAS, Rui Mazziero - CIM, dos jardineiros Geraldo e Marquinho que preparam as covas para receber as mudas.
É importante ressaltar que a aquisição das três mudas e da terra adubada, foi possível graças ao apoio financeiro de duas mães beneficiárias da creche.

Agora cabe a todos nós estendermos esse hábito quanto à importância na separação de resíduos, tornando uma prática para todo o nosso Instituto e em nossas casas assim como a valorização e o cuidado com as árvores, a exemplo do trabalho realizado pela Creche do IPT que vem contribuindo na formação de indivíduos conscientes que respeitam o meio ambiente.

Texto: Comissão de Mães da Creche do IPT, Supervisão e Coordenação Pedagógica da Creche.