Sesc Interlagos promove oficinas gratuitas sobre arte indígena Mehinako no Carnaval
As oficinas serão conduzidas por Kawakani Mehinako, mulher indígena do povo Mehinako, e acontecerão em quatro sábados

Para quem busca uma alternativa cultural ao Carnaval, o Sesc Interlagos, em São Paulo, oferece uma série de oficinas gratuitas sobre práticas artesanais indígenas. A partir deste sábado (1º), às 14h, os participantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar técnicas artísticas tradicionais do Parque Indígena do Xingu.
As oficinas serão conduzidas por Kawakani Mehinako, mulher indígena do povo Mehinako, e acontecerão em quatro sábados, com a seguinte programação:
- 1º de março – Esteiras Xinguanas
- 8 de março – Grafismo e Pintura Corporal Xinguanas
- 15 de março – Pá de Biju do Alto Xingu
- 22 de março – Máscara Xinguana
Sobre o povo Mehinako
O Parque Indígena do Xingu (PIX), localizado no norte de Mato Grosso, ocupa 2,6 milhões de hectares e foi homologado pelo governo federal em 1961. Na região sul do parque está o Alto Xingu, onde diferentes povos indígenas compartilham aspectos culturais e sociais, mantendo uma rede de trocas, casamentos e rituais que remonta ao período pré-colonial.
Entre esses povos estão Aweti, Kalapalo, Kamaiurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Trumai, Wauja e Yawalapiti. A produção artesanal desempenha um papel central na identidade desses grupos, com a confecção de cestarias, bancos, potes de cerâmica e pás para mexer beiju.
Mesmo em objetos de uso cotidiano, a estética e o simbolismo são preservados. Exemplo disso é o cesto kuño, trançado em fibra de buriti (Mauritia flexuosa L. F.) e ornamentado com grafismos em cordões coloridos de algodão, utilizado como armadilha de pesca. Redes trançadas com as mesmas fibras e o tucum (Bactris setosa Mart.) também fazem parte da cultura material dos Mehinako.
As oficinas integram a programação da exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, em cartaz no Sesc Interlagos até 30 de março de 2025.
Datas e horários:
1º, 8, 15 e 22 de março (sábados) – 14h
Local: Varanda do Hall de Exposições do Sesc Interlagos
Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, São Paulo
Entrada gratuita.
Veja também
Beabá do Sertão 2025 reúne gerações do forró em SP
03/12/2025O Beabá do Sertão 2025 movimenta o Expo Barra Funda neste sábado (06/12) com uma ...
CCSP recebe o Skate Week Experience 2025
27/11/2025O Centro Cultural São Paulo recebe, de 28 a 30 de novembro, o Skate Week ...
Farol Santander homenageia Emanoel Araújo
12/11/2025O Farol Santander São Paulo apresenta a exposição Emanoel Araújo – Embates Construtivos, em cartaz ...











