Notícias | SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições

SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições

Mobilização nacional dos motoboys reforça a importância da organização coletiva contra a precarização do trabalho

03/04/2025

mochilao_4

Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades em todo o país em mais um Breque dos Apps. Em São Paulo, cerca de dois mil entregadores tomaram a Avenida Paulista e seguiram até a sede do iFood, em Osasco, exigindo aumento da taxa mínima por entrega e do valor pago por quilômetro rodado. Sem resposta das plataformas, os trabalhadores ampliaram a mobilização, bloqueando a saída de pedidos nos principais shoppings da capital.

O impacto foi expressivo: segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SP), estabelecimentos que dependem exclusivamente do iFood tiveram queda de 100% nas entregas. Durante os atos, os entregadores denunciaram a precarização da profissão e o aumento da letalidade no trânsito – apenas em 2024, 483 motociclistas perderam a vida na capital, um aumento de 20% em relação ao ano anterior.

A luta dos entregadores é um reflexo da crescente exploração no setor de aplicativos, que se recusa a garantir direitos básicos aos trabalhadores. O SINTPq se solidariza com a mobilização e reforça a importância da organização coletiva para combater a precarização do trabalho. Caso as reivindicações não sejam atendidas, novas paralisações já estão sendo planejadas pela categoria.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SINTPq (@sintpq)