SinTPq assina PLR da Daitan
Em assembleia no último dia 20, os profissionais da Daitan aprovaram o acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O SinTPq assinou o documento que estipula que cada trabalhador receberá um adicional de R$ 1253.
Hoje, na base do SinTPq existem quatro empresas privadas: Cargill, Daitan, Freescale e Monsanto que tem a possibilidade de PLR. O benefício é regido pela Lei 10.119/00.
Obrigatoriedade
Segundo Leandro Antunes, especialista em direito do Trabalho da Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec), o pagamento da PLR é obrigatório, porém o benefício deve estar previsto em acordo coletivo, convenção coletiva, regulamento de empresa ou contrato de trabalho.
De acordo com Antunes, há casos em que o trabalhador pode procurar a Justiça caso não concorde com a distribuição dos lucros. Uma das hipoteses de conflitos é haver diferenças entre a PLR paga aos funcionários da mesma empresa. Nesse caso, o trabalhador poderá buscar na Justiça o tratamento igualitário.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...