Notícias | SINTPq conclui mais uma eleição comprometido com a ciência e os trabalhadores

SINTPq conclui mais uma eleição comprometido com a ciência e os trabalhadores

A direção do sindicato buscou promover o voto consciente e a valorização da categoria

29/09/2022

Domingo, dia 2 de outubro, milhões de brasileiros e brasileiras definirão o destino do País pelos próximos anos. O SINTPq marcou presença nestas eleições redigindo sua Carta Compromisso em Defesa da Ciência. O documento contemplou bandeiras fundamentais para a valorização das instituições de pesquisas e dos profissionais do setor.

A carta compromisso foi assinada pelos candidatos Carlos Zarattini (PT), deputado federal candidato à reeleição; Wagner Romão (PT), candidato a deputado estadual; Beth Sahão (PT), deputada estadual candidata à reeleição; Iara Bernardi (PT), candidata à deputada federal; Regina Cardoso (PT), candidata à deputada federal; Paolla Miguel (PT), vereadora de Campinas e candidata à deputada estadual e por Pedro Tourinho (PT), ex-vereador de Campinas e candidato a deputado federal.

Ao longo deste processo eleitoral, o SINTPq também buscou contribuir divulgando informações relevantes para a categoria. Em suas redes sociais, o sindicato fez publicações apresentando as atribuições de todos os cargos em disputa nesta eleição: deputado federal e estadualsenadorgovernador e presidente.

O sindicato também divulgou um levantamento dos deputados federais de São Paulo que sempre votaram a favor ou contra os trabalhadores. Junto a isso, o SINTPq não se manteve alheio à candidatura de Marcos Pontes ao senado. À frente do MCTI no governo Bolsonaro, Pontes deixou um rastro de desmonte e obscurantismo que o sindicato não deixou de pontuar.

Tradicionalmente, a direção do SINTPq defende o voto em candidaturas comprometidas com as questões trabalhistas, com a defesa da ciência, com o apoio às minorias e com a proteção da soberania nacional. Por isso, o sindicato sugere aos trabalhadores e trabalhadoras da categoria que também levem essas questões em consideração na hora de votar.

Nos últimos anos, não faltaram exemplos de como o resultado das eleições pode impactar negativamente a vida de todos e todas. Justamente por isso, o SINTPq defendeu a campanha pelo “Fora Bolsonaro” no último período e segue firme nesta posição. Que estas eleições sejam um marco de virada na vida dos trabalhadores e trabalhadoras, que, como todos sabem, não anda nada fácil.