Notícias | SINTPq contesta demissões no CNPEM

SINTPq contesta demissões no CNPEM

22/04/2014

ireção do CNPEM informou ao SINTPq em reunião realizada na última quarta-feira, dia 16, a demissão de 21 trabalhadores do Centro, sendo 15 da área administrativa e 06 estagiários. De acordo com a empresa, que não estudava novos desligamentos, as demissões ocorreram por cortes em seu orçamento. A direção informou ainda que vem realizando esforços para conter gastos, controlando despesas operacionais e reduzindo investimentos.

O critério para as demissões, de acordo com a direção, foi o de preservar ao máximo os trabalhadores envolvidos em atividades fins da instituição. Atualmente, o CNPEM conta com 570 funcionários sendo que, apenas nos últimos quatro anos, o Centro cresceu de forma vertiginosa, com a contratação de aproximadamente 400 novos trabalhadores.

O sindicato já na última Campanha Salarial estava preocupado com a situação do CNPEM, pois o reajuste proposto pela direção era de 0% por motivos financeiros (o Centro não tinha garantias de aumento nos valores da Lei Orçamentária Anual – LOA). No entanto, ao mesmo tempo apresentava um programa de contratações para a empresa.

A demissão é uma atitude radical que o SINTPq é contra por não acreditar que seja a melhor saída para os problemas do CNPEM. O sindicato oferecerá toda a assistência jurídica e sindical aos funcionários demitidos.

O SINTPq se colocou à disposição da empresa na busca de soluções que impliquem na preservação dos empregos, já a direção da empresa se comprometeu a apresentar ao sindicato seus projetos de pesquisa, responsáveis pelo quadro de trabalhadores do Centro.