Notícias | SINTPq discute assédio moral em palestra no CTI

SINTPq discute assédio moral em palestra no CTI

08/11/2016

Em parceria com o engenheiro de segurança no trabalho, Norton Martarello, o SINTPq promoveu ontem (7), na sede da CTI (Centro de Tecnologia da Informação), uma palestra sobre assédio moral e demais condições de estresse no ambiente profissional.

O evento fez parte da programação da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e teve como objetivo conscientizar e prevenir os trabalhadores sobre os riscos e consequências dessa forma de abuso no local de trabalho.

O palestrante defendeu a importância de se dar maior visibilidade ao tema assédio, diante de um dado preocupante apresentado por ele na ocasião: segundo levantamento realizado pela Previdência Social, transtornos mentais como ansiedade e depressão figuram como a terceira maior causa de afastamentos de trabalho no país.

De acordo com Martarello, as condições do ambiente de trabalho afetam diretamente no campo emocional do funcionário Por isso, casos de assédios moral, quando não denunciados, podem trazer consequências negativas a longo prazo, como o surgimento de um quadro depressivo. “Se você não resolve isso no começo, a pessoa vai ficando cada vez mais deprimida, e sofrendo em silêncio”, afirma.

O especialista defendeu que casos dessa natureza devem ser denunciados, visando aumentar a visibilidade em torno desse tema tão delicado. “Acho que o primeiro passo é dar visibilidade para esse assunto, e a CIPA pode ajudar nisso. Denunciar casos de assédio ao sindicato é outra forma, ou, até mesmo, recorrer diretamente à justiça”, conclui.