Notícias | SINTPq entrega tablets arrecadados em campanha solidária para entidades filantrópicas

SINTPq entrega tablets arrecadados em campanha solidária para entidades filantrópicas

Concluindo a campanha “SINTPq pela Inclusão na Educação”, que arrecadou 110 tablets para doação a alunos da rede pública, o sindicato realizou a entrega dos aparelhos nas entidades atendidas.

30/07/2021

Os recentes dias de frio foram aquecidos por um importante gesto de solidariedade promovido pelo SINTPq. Concluindo a campanha “SINTPq pela Inclusão na Educação”, que arrecadou 110 tablets para doação a alunos da rede pública, o sindicato realizou a entrega dos aparelhos nas entidades Progen - Projeto Gente Nova, em Campinas, e no Instituto Rogacionista, na capital paulista.

A atividade de entrega no Progen aconteceu na manhã de quinta-feira, dia 28. Representando o SINTPq, participaram os dirigentes Márcio Martins e Filó Santos, juntamente com o presidente da entidade, José Paulo Porsani. O sindicato foi recebido pela diretora presidente do Progen, Sonia Scheffer, além do diretor tesoureiro Dettloff von Simson e das coordenadoras Marcela Souza e Izabel Almeida. Foram entregues 60 tablets aos coordenadores da entidade, que encaminharão a utilização dos mesmos nos projetos desenvolvidos nas quatro unidades existentes em Campinas.

“Nós do sindicato nos dedicamos a melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e a diminuir as injustiças sociais que acontecem no dia a dia do trabalho. Por ter esse viés em seu DNA, nossa diretoria abraçou de primeira essa demanda que chegou até nós através da nossa companheira Filó, que teve a brilhante ideia de, diante de uma pandemia, buscar uma nova forma de ajudar as crianças e os adolescentes que estão com dificuldades de se inserir na educação porque não possuem equipamentos tecnológicos’’, relatou Porsani em sua fala durante a breve cerimônia.

Os coordenadores do Progen, que há 37 anos atende crianças e adolescentes da periferia de Campinas com ações sociais e educacionais, realizaram falas agradecendo ao sindicato e a todas as empresas e pessoas que realizaram doações. Além disso, eles destacaram a diferença que cada tablet fará na educação das crianças e adolescentes atendidos pela instituição, que devido aos mais diversos problemas sociais não possuem acesso a recursos do tipo.

Instituto Rogacionista

Na quinta-feira, dia 29, foi a vez do Instituto Rogacionista receber a doação de 30 tablets angariados na campanha. A entidade atua na capital paulista desenvolvendo projetos de assistência e inclusão social por meio de cursos de capacitação, atividades educacionais, esporte, cultura e ações de segurança alimentar. O SINTPq foi recebido pela diretora executiva do instituto, Dulcinéa Pastrello, sendo representado pelos seus diretores Márcio Martins, Lidiana Moraes, Priscila Leal e Filó Santos. Também esteve presente advogado Leonardo Sales, que representou a FUSP, uma das empresas da categoria que doou tablets para a campanha. 

Durante a breve cerimônia de entrega dos equipamentos, os participantes destacaram a importância de iniciativas que combatam a desigualdade de oportunidades, sobretudo no acesso à educação. Após a atividade, os representantes do SINTPq e da FUSP realizaram um tour pelas instalações e projetos do Instituto Rogacionista.

Idealizadora da iniciativa, a dirigente Filó Santos não escondeu a satisfação ao ver esse projeto concretizado: “É um momento muito feliz para todos nós. Quando você começa uma campanha desta magnitude, não tem como saber quantas doações receberá, considerando se tratar de um equipamento nenhum pouco trivial. Uma criança da periferia não tem acesso a isso, ela poderá ver pela vitrine, mas nunca tocar ou utilizar as ferramentas. Com a campanha, essas crianças poderão ter acesso a essa verdadeira janela de informação e conhecimento. Isso é ainda mais gratificante quando lembramos o quão absurda é a desigualdade social neste país.’’

Fundo Agbara

Existe coisa melhor do que ver um sorriso no rosto de uma criança? No dia 30 de julho, não faltaram sorrisos na sede do  SINTPq, em Campinas. Sorrisos tão grandes que nem as máscaras eram capazes de esconder. Com muita alegria e orgulho, o sindicato finalizou a entrega dos tablets arrecadados na campanha. Em breve cerimônia conduzida pelos diretores do sindicato Márcio Martins, Filó Santos, Paulo Porsani e Lidiana Lucindo Moraes, foram entregues 20 aparelhos para as crianças e famílias atendidas pelo Fundo Agbara, que foi representado pelas coordenadoras Fabiana Aguiar e Mariana Pimentel. 

Novamente, o SINTPq agradece a todas as empresas da categoria que, juntamente com o sindicato, doaram os tablets que serão destinados para estudantes em condição vulnerável, sendo elas: CPQD, FEALQ, FUSP, Venturus e SiDi. Desde o início, o objetivo do SINTPq foi contribuir com a educação e inclusão social do maior número possível de crianças e adolescentes. Vendo o retorno obtido na categoria e a seriedade das entidades beneficiadas pela campanha, o sindicato tem a certeza de que esse objetivo foi alcançado.