SINTPq intensifica articulação em Brasília para barrar corte da periculosidade na Amazul
Ação envolve deputado federal e Ministério da Defesa; assembleia nesta quinta (9) vai definir resposta da categoria.

Foto: Agência Brasil
O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) está em Brasília, nesta semana, atuando diretamente junto a autoridades federais para tentar impedir a decisão da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (Amazul) de retirar o adicional de periculosidade de aproximadamente 950 trabalhadores e trabalhadoras. A iniciativa ocorre diante do impacto imediato da medida, que reduz significativamente a remuneração e afeta as condições de trabalho da categoria.
O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, cumpre agenda na capital federal ao lado do deputado federal Carlos Zarattini, que já acionou o Ministério da Defesa para tratar do caso. Segundo o sindicato, o parlamentar dialogou com o ministro José Mucio Monteiro, solicitando a suspensão imediata da decisão da empresa. Como desdobramento, foi articulada uma reunião na Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), na qual o presidente do SINTPq participará junto com o deputado, com o objetivo de buscar uma solução que reverta o corte do adicional de periculosidade.
Paralelamente à atuação institucional, o sindicato também realizou reunião com seu departamento jurídico, com a participação de trabalhadores da Amazul que têm contribuído tecnicamente na construção de uma tese para contestar a medida. A iniciativa busca fundamentar ações capazes de derrubar a decisão da empresa no campo jurídico. O SINTPq reforça que a retirada do adicional representa um grave ataque aos direitos dos trabalhadores e exige resposta coletiva organizada.
Diante desse cenário, o sindicato convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras da Amazul para assembleia virtual nesta quinta-feira, 9 de abril, às 19h30, quando serão discutidas e deliberadas as ações de enfrentamento à medida.
Assembleia virtual dos trabalhadores e trabalhadoras da Amazul
Data: 9 de abril de 2026
Horário: 19h30
Acesso: https://bit.ly/4bXFATHassemblyAmazul
A participação de todos é fundamental para fortalecer a mobilização e garantir que a resposta da categoria esteja à altura da gravidade da situação.
Veja também
SINTPq garante adiamento do corte da periculosidade na Amazul após articulação em BrasÃlia
08/04/2026Foto: Agência Brasil O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São ...
Unicamp abre inscrições para projeto Meninas SuperCientistas 2026
08/04/2026Foto: Arquivo / IC Unicamp A Universidade Estadual de Campinas abriu inscrições para a edição 2026 ...
SINTPq repudia corte de periculosidade na Amazul e convoca assembleia para organizar reação da categoria
07/04/2026O SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São ...













