Taxa de fortalecimento deixa de existir em 2012
Os acordos coletivos de trabalho das empresas representadas pelo SinTPq contemplavam anualmente a Taxa de Fortalecimento. A partir desde ano, o Sindicato não irá mais estabelecer a taxa. A decisão faz parte de um acordo com o Ministério Publico do Trabalho assinado na última semana.
A Taxa de Fortalecimento era optativa, os profissionais podiam colaborar ou não, bastando se pronunciar. O valor era de três parcelas de 1% do salário e o montante representava 20% da receita anual do Sindicato. As outras formas de custeio da instituição: contribuição Sindical - estipulado por lei de cobrança compulsória no mês de março - e a mensalidade sindical do associado não tiveram alteração.
Neste cenário surge um novo desafio para o SinTPq: como cobrir o deficit de 20% deixado pela falta da taxa?. A prioridade é que as contas sejam equilibradas com o ingresso de mais trbalhadores no quadro de associados. Uma campanha de sindicalização está sendo elaborada para mostrar os benefícios da associação e a importância do Sindicato na defesa do direito dos trabalhadores, nas negociações salariais e no dia-a-dia da vida profissional.
Para quem reconhece os benefícios do SinTPq este é o momento de se associar e garantir a sustentabilidade do sindicato e a continuidade da representação.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...