Tecnologia assistida terá Centro dentro do CTI
Tecnologia usada para a inclusão será o foco das pesquisas no CNRTA (Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistida). O órgão será dentro do CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer) e representa a união da tecnologia com o social. A visita da Ministra Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) ao CTI, na última semana, marcou o início dessa nova fase para a ciência e tecnologia no país.
O Centro nacional para articular as pesquisas de tecnologias assistivas, capazes de auxiliar pessoas com deficiência em diversos aspectos do dia a dia, deve ser inaugurado pelo governo federal em julho.
Dentro do CTI já existem trabalhos na área de acessibilidade, como um software que permite a deficientes visuais ouvirem o que está escrito em um livro.
O ministério pretende repassar R$ 1 milhão a cada ano para o custeio dos trabalhos do centro nacional, além de R$ 500 mil para cada núcleo organizado em universidades com o objetivo de produzir inovações tecnológicas nessa área. A verba é vinculada ao Plano Nacional Viver sem Limite, coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.
"Há alguns anos as pessoas com deficiência ficavam longe do convívio, como se a responsabilidade pela atenção a elas fosse exclusivamente das famílias. Hoje, renovamos esse conceito, porque entendemos que a acessibilidade tem que ser uma política de governo", disse a Ministra.
Veja também

Saúde mental no trabalho é tema de palestra promovida pelo SINTPq
10/04/2025A crescente pressão por resultados, a instabilidade no emprego e a falta de valorização profissional ...

SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições
03/04/2025Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades ...

Portugal aprova faltas justificadas para trabalhadoras com endometriose
03/04/2025A partir de abril, em Portugal, trabalhadoras diagnosticadas com endometriose ou adenomiose terão direito a ...