Trabalhadores da Facti recebem aumento de R$ 242
Foi anunciado na última semana pela direção da Facti (Fundação de Apoio ao Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer) que o valor de R$ 242, referente ao vale refeição, será incorporado ao salário dos trabalhadores. A mudança aconteceu após o SinTPq procurar a direção da Fundação para questionar as mudanças ocorridas com a nova forma de VR, antes pago em dinheiro e constando em holerith, passou para o cartão Gold Card sem consulta aos trabalhadores.
A direção da Facti justificou que a alteração teria que ser feita de qualquer maneira, já que o pagamento do benefício em holerith não tinha embasamento legal. Apesar do argumento e da necessidade, a falta de dialogo com o sindicato, o processo de escolha da empresa e o fato de não consultarem os trabalhadores sobre a mudança desagradou a todos.
Para muitos trabalhadores da Facti, a ação representa 33% de reajuste real. A direção sinalizou que pretende vincular o benefício ocorrido agora com o acordo coletivo deste ano, porém o SinTPq deixou claro que os assuntos serão tratadas distintamente.
Na campanha salarial desse ano poderá entrar na pauta a empresa fornecedora do vale refeição.
Férias:
Assim como a questão do vale refeição, os trabalhadores reclamaram ao Sindicato sobre a não possibilidade de dividir as férias. A direção da Facti justificou que deve ter ocorrido um equivoco, já que a política da Fundação permite que os 30 dias de descanso sejam fracionados em duas partes.
O SinTPq elogia a postura da direção Facti em resolver um problema e reafirma seu compromisso com os trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho.
Filie-se ao SinTPq www.sintpq.org.br
Veja também

SINTPq apoia entregadores em luta por melhores condições
03/04/2025Na última segunda (31) e terça-feira (1º), milhares de motoboys de aplicativos paralisaram suas atividades ...

Trabalhadoras com endometriose terão direito a faltas justificadas
03/04/2025A partir de abril, trabalhadoras diagnosticadas com endometriose ou adenomiose terão direito a até três ...

Governo reconhece Vladimir Herzog como anistiado político
26/03/2025O governo brasileiro, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, reconheceu oficialmente ...