Trabalhadores do IPT aprovam acordo coletivo 2010 em solidariedade aos aposentados
>
Na primeira assembleia deste ano marcada pelo SinTPq no IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica), os aposentados do instituto estiveram presentes para pedir a assinatura do ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2010/2011, pois o reajuste de seus benefícios, segundo o Governo Estadual, está vinculado ao documento, o que é uma desculpa para não reajustar. Uma nova reunião para deliberar sobre o assunto foi realizada sexta-feira, dia oito, e os trabalhadores decidiram por assinar o acordo para que os aposentados deixem de ser prejudicados.
Em 2010 os trabalhadores do IPT rejeitaram o ACT, pois a direção do instituto recuou em assumir compromissos com a categoria, porém a pedido dos aposentados os trabalhadores da ativa repensaram o assunto e optaram por assinar.
A nova decisão foi tomada considerando somente a situação dos aposentados, pois não existe respaldo legal que garanta ao Estado usar desta artimanha para atrasar os reajustes. O mais indicado seria entrar com uma ação por danos morais e financeiros, o que não foi possível devido ao contexto de pressão sobre os aposentados.
Agora a direção do SinTPq deve se reunir e encontrar soluções para que os IPTeanos não passem pelo mesmo constrangimento em 2011. Para o presidente do Sindicato Paulo Porsani, “o gesto da Secretaria da Fazenda é uma retaliação aos aposentados pelo fato do SinTPq não ter assinado o acordo de 2010.” Uma das possibilidades é abrir uma ação em nome do Sindicato e pedir a intervenção da justiça.
Para demonstrar que a decisão foi um ato de boa vontade da categoria, um documento direcionado à empresa será formalizado e encaminhado à diretoria, o objetivo é que a nova decisão seja levada em conta ao negociar o acordo coletivo 2011.
Veja também
Projeto QualiFacti certifica mais de 1.800 profissionais gratuitamente e lança nova agenda de cursos
25/10/2024A demanda por profissionais qualificados no setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) está ...
Presidente do SINTPq defende ações em prol da saúde mental no trabalho
16/10/2024O presidente do SINTPq, José Paulo Porsani, tem participado de debates públicos em diferentes instituições ...
Hotel Miramar SINTPq: Pacotes de réveillon estão disponíveis para sindicalizados
10/10/2024Os sócios e sócias do sindicato já podem garantir sua reserva para curtir o Ano ...