Universidade de Santa Catarina cria projeto de aeroporto abastecido por energia solar
A perspectiva de maiores investimento no setor de infraestrutura tem animado especialistas a desenvolver projetos inovadores. A proposta é que grandes obras podem ser menos agressivas ao meio ambiente e exigir menor uso de recursos naturais e das comunidades ao seu redor.
Para isso pesquisadores e engenheiros da Universidade Federal de Santa Catarina desenvolveram um projeto especial para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. O projeto foi desenhado de forma a ser coberto totalmente por módulos fotovoltaicos. Com isso ele teria boa parte de autonomia energética, de 60 a 90%, conforme exposição do sol e estações do ano.
Estatísticas de viabilidade foram feitas e chegou-se a um cálculo de que, cobrando 25 centavos de cada passageiro usuário do local ao longo de um ano, o investimento estaria pago.
Projetos como esse tem uma importante função quando feitos em ambientes acadêmicos. É uma forma de pautar profissionais, sociedade e empreendedores, colocando novas ideias em um cenário de pouca inovação e ousadia.
Veja também
SindCast debate atual situação da pesquisa pública no Estado de SP
28/05/2021O SindCast #35 - o podcast do SINTPq - conta com a participação de um convidado inédito, João ...
SindCast aborda assédios e importunações nas redes sociais enfrentados pelos trabalhadores
26/03/2021Com o home office sendo seguido por muitas empresas, os assédios e importunações enfrentados pelos ...
SINTPq lança minidocumentário comemorativo em live na quinta-feira (25)
24/03/2021Celebrar 30 anos de história e conquistas é um feito marcante para qualquer entidade. Pensando ...