Notícias | Lula e MCTI entregam medalha de mérito científico ao IPT

Lula e MCTI entregam medalha de mérito científico ao IPT

Solenidade no Palácio do Planalto, em 12/07, também marcou a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia após 5 anos sem funcionamento

13/07/2023

Liedi Bernucci, ao centro, recebe a medalha das mãos do presidente Lula e da ministra Luciana Santos (Foto: Chico Saboya)

Na última quarta-feira, dia 12 de julho, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi honrado com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico - Entidades, como forma de reconhecimento pelo seu notável papel no avanço da ciência, tecnologia e inovação.

Liedi Bernucci, diretora-presidente do IPT, marcou presença na cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Nesse evento, ela recebeu a condecoração das mãos do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, e da líder do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ministra Luciana Santos.

Régis Norberto Carvalho, diretor do SINTPq e profissional do IPT há mais de 30 anos, ressaltou como a homenagem também pertence a todos os profissionais do instituto: 

"Por seus 124 anos de dedicação e empenho em prol da pesquisa e da ciência, o IPT,  representado por sua presidente Liedi Bernucci, teve o mericido reconhecimento do presidente Lula e da ministra Luciana Santos. Essa honraria pertence a todas as IPTeanas e IPTeanos que, com sua dedicação e trabalho, fizeram e fazem parte dessa história centenária. Parabéns às trabalhadoras e trabalhadores do IPT!"

Criada em 1993, a Ordem Nacional do Mérito Científico é a mais prestigiosa distinção concedida aos indivíduos que dedicam seus esforços ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil. Essa ordem honorífica é concedida tanto a personalidades brasileiras quanto estrangeiras, como forma de reconhecer suas contribuições científicas e técnicas para o progresso científico do país.

A entrega das insígnias durante o mês de julho ocorre em homenagem ao nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, um cientista universal do Iluminismo que também foi um dos patriarcas da Independência do Brasil.

Luciana Santos, do MCTI, discursa durante solenidade no Palácio do Planalto (Foto: Laura Baggi - ASCOM/MCTI)

Novo Conselho

A solenidade no Palácio do Planalto marcou também a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), após cinco anos sem funcionamento. “O CCT é o principal fórum de debate com a comunidade científica, a sociedade e o setor produtivo e contaremos com a participação do Presidente Lula nas discussões sobre as políticas de ciência, tecnologia e inovação que vão contribuir para a retomada do desenvolvimento econômico e social do Brasil”, contou a ministra Luciana Santos. 

O Conselho foi reformulado para ampliar a participação de representantes do governo e da sociedade civil. A nova proposta recuperou o ambiente plural e democrático e restabeleceu a função de instância estratégica de formulação das políticas de ciência, tecnologia e inovação.

O presidente Lula preside o CCT, enquanto o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) exerce a Secretaria-Executiva. A ministra Luciana Santos ocupa a vice-presidência. Composto por 34 membros, o CCT conta com a participação de 16 ministros de Estado, 8 membros entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.

Entre as atribuições estão as de propor: a política de ciência e tecnologia do País, como fonte e parte da política nacional de desenvolvimento; planos, metas e prioridades de governo referentes à ciência e à tecnologia, com as especificações de instrumentos e de recursos; avaliações relacionadas à execução da política nacional de ciência e tecnologia; e opiniões sobre propostas ou programas que possam causar impactos à política nacional de desenvolvimento científico e tecnológico, e sobre atos normativos de qualquer natureza que objetivem regulamentá-la.

5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Durante a cerimônia, também foi assinado o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com isso, haverá ampla mobilização no País para etapas regionais e setoriais que culminarão com encontro nacional, previsto para ocorrer em Brasília, no primeiro semestre de 2024.  

“Quero enaltecer o papel estratégico da Conferência Nacional como espaço de participação social, de contribuição para as políticas de ciência e tecnologia e para o exercício e a consolidação da democracia nas organizações do nosso setor”, explicou a ministra.