Notícias | SINTPq lutará contra os bloqueios nos recursos da CAPES

SINTPq lutará contra os bloqueios nos recursos da CAPES

Junto com outras entidades do setor, o SINTPq cobra a liberação das verbas

19/10/2023

whatsapp_image_2023-10-19_at_10-06-52

O SINTPq recebeu com preocupação a notícia sobre os recentes cortes e bloqueios no orçamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento da Pessoa de Nível Superior). De acordo com o FOPROP (Fórum de Pró-reitores de Pós-graduação), ocorreram bloqueios de R$ 66 milhões e um corte de R$ 50 milhões na dotação orçamentária deste ano.

O atual governo foi eleito assumindo o compromisso de valorizar a ciência e a pesquisa nacional. A correção das bolsas de pesquisa entre 25% e 200%, no início deste ano, foi um avanço muito importante. Mas é preciso que essa lógica positiva continue. O SINTPq cobrará que o Governo Federal mantenha a política de valorização das bolsas de pesquisa, fomentando assim a produção científica nacional.

É de conhecimento geral que a gestão econômica do governo anterior, conduzida por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, deixou uma herança de déficit e estrangulamento das contas públicas. Mesmo assim, a ciência não pode ser penalizada pelo desmonte ocorrido nas gestões anteriores.

Também gera preocupação o fato de o orçamento da CAPES previsto para 2024 poder ser menor do que o deste ano. Sem a ampliação desses recursos, torna-se impossível corrigir adequadamente o valor das bolsas de pesquisa. O resultado desse possível cenário é conhecido por todos: evasão de cientistas e desincentivo à prática científica.

Assim como diversas entidades e lideranças defensoras da ciência estão fazendo, o SINTPq reivindicará o desbloqueio dos valores contingenciados dialogando com deputados e autoridades que mantêm contato com o sindicato. A direção do SINTPq entende como urgente a ampliação dos recursos para a ciência a partir de 2024. Um país soberano e desenvolvido se faz com ciência e tecnologia valorizadas.