Sindicalizados da Fundag serão os primeiros a receber 60% do Imposto sindical
>
Todo mês de março, os trabalhadores pagam a contribuição sindical, referente à um dia de salário. E todos os anos, o SinTPq devolve 60% do valor para os sindicalizados. Os trabalhadores da Fundag serão os primeiros a receber em 2011. O pagamento aconteceu no último dia 27, durante a assembleia. Nas outras empresas o Sindicato avisará sobre a data de pagamento por meio dos seus diretores.
A devolução é realizada porque o Sindicato defende que o sustento do movimento venha de forma consciente, ou seja, pela livre opção do trabalhador de se sindicalizar e contribuir financeiramente com a associação.
Para efetivar a devolução, o SinTPq precisa que as empresas enviem a listagem com o nome dos funcionários que tiveram o valor descontato, o documento deve ser entregue até o dia 15 de maio, conforme determina a portaria 3.233/83 do MTE - art. 2º.
O SinTPq efetuará as devoluções até o dia 15 de julho para os trabalhadores das empresas que enviaram a lista. Caso você não receba, envie um e-mail para sintpq@sintpq.org.br
Quem recebe a devolução dos 60%:
Todos os trabalhadores da base que tiveram a Contribuição Sindical descontada em holerith e que seja sindicalizado ao SinTPq.
Empresas que entregaram a listagem dos contribuintes*:
ABTLUS
FACTI
FCPqD
FUNDAG
INSTITUTO ROYAL
JAPH
SIDI
SOFTEX NACIONAL
SOFTEX NÚCLEO CAMPINAS
* A única empresa que foge ao procedimento é a Venturus, pois os valores da Contribuição Sindical são depoistados em Juízo.
Fim do imposto sindical:
A CUT (Central Única dos Trabalhadores), a qual o SinTPq é associado, pede a substiuição do imposto sindical pela contribuição da negociação coletiva. A mudança extinguiria o sindicalismo de fachada, que recebe dinheiro fácil mesmo sem fazer nada, e fortaleceria as entidades sindicais realmente representativas, que mobilizam e negociam a ampliação dos direitos dos trabalhadores.
Conheça o imposto:
A contribuição sindical está prevista nos artigos 578 a 591 da CLT. Possui natureza tributária e é recolhida pelos trabalhadores todo mês de março. O valor é distribuído aos sindicatos, federações, confederações e à "Conta Especial Emprego e Salário", administrada pelo MTE, que integra os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Veja também

Inteligência Artificial e polÃtica serão tema de encontro no CNPEM
16/07/2025Nos dias 8 e 9 de setembro, o CNPEM, por meio da Ilum Escola de ...

Novas regras para trabalho em feriados valem a partir de julho de 2025
15/07/2025A partir de 1º de julho de 2025, o trabalho em feriados e domingos nos ...

Julho das Pretas destaca a força e a luta das mulheres negras no Brasil
04/07/2025O mês de julho marca um dos períodos mais simbólicos da luta antirracista no Brasil. ...