Notícias | SINTPq apoia atividade em prol da inserção feminina na ciência

SINTPq apoia atividade em prol da inserção feminina na ciência

Evento "Jovens Pesquisadoras: a inserção das mulheres na C&T" ocorre no dia 07/03, às 12h30, no prédio 39 do IPT e no canal da Assipt no YouTube

03/03/2023

A Assipt, em parceria com o IPT, FIPT e SINTPq, dá sequência ao seu Ciclo de Debates com a atividade "Jovens Pesquisadoras: a inserção das mulheres na C&T". O evento ocorre no dia 07/03, às 12h30, no prédio 39 do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e no canal da Assipt no YouTube. Serão compartilhados os resultados de um projeto social patrocinado pela FIPT, concebido e gerenciado por pesquisadoras do IPT e destinado a meninas vulnerabilizadas, moradoras de assentamentos precários da zona oeste da cidade de São Paulo.

A diretora do SINTPq e pesquisadora do IPT, Priscila Leal, participou do projeto e destaca que a presença de mais mulheres em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) não é importante apenas para promover a igualdade de gênero, mas também é fundamental para criar uma força de trabalho mais diversificada e inovadora que possa enfrentar os desafios do futuro.

"O projeto social patrocinado pela FIPT “Jovens Pesquisadoras” trouxe desafios e aprendizados para além das fronteiras da inserção das mulheres nas STEM, nos ensinou que é possível motivar adolescentes em situação de vulnerabilidade e com dificuldades de sociabilização para a área de ciência e tecnologia", relata Priscila.

A diretora do SINTPq também manifestou a satisfação gerada pelo impacto social positivo do projeto: "Ao apresentarmos um problema técnico comum em engenharia civil, e juntas investigarmos a resolução, levantando resultados de ensaios em laboratório, as jovens intuitivamente levantavam hipóteses e as testavam, mostrando que a curiosidade é o principal motor da pesquisadora científica, e que elas, embora sem os recursos materiais, tinham dentro de si uma pesquisadora adormecida. Isto fez muito bem para a autoestima de todos, foi muito gratificante."