SINTPq apoia atividade em prol da inserção feminina na ciência
Evento "Jovens Pesquisadoras: a inserção das mulheres na C&T" ocorre no dia 07/03, às 12h30, no prédio 39 do IPT e no canal da Assipt no YouTube
A Assipt, em parceria com o IPT, FIPT e SINTPq, dá sequência ao seu Ciclo de Debates com a atividade "Jovens Pesquisadoras: a inserção das mulheres na C&T". O evento ocorre no dia 07/03, às 12h30, no prédio 39 do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e no canal da Assipt no YouTube. Serão compartilhados os resultados de um projeto social patrocinado pela FIPT, concebido e gerenciado por pesquisadoras do IPT e destinado a meninas vulnerabilizadas, moradoras de assentamentos precários da zona oeste da cidade de São Paulo.
A diretora do SINTPq e pesquisadora do IPT, Priscila Leal, participou do projeto e destaca que a presença de mais mulheres em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) não é importante apenas para promover a igualdade de gênero, mas também é fundamental para criar uma força de trabalho mais diversificada e inovadora que possa enfrentar os desafios do futuro.
"O projeto social patrocinado pela FIPT “Jovens Pesquisadoras” trouxe desafios e aprendizados para além das fronteiras da inserção das mulheres nas STEM, nos ensinou que é possível motivar adolescentes em situação de vulnerabilidade e com dificuldades de sociabilização para a área de ciência e tecnologia", relata Priscila.
A diretora do SINTPq também manifestou a satisfação gerada pelo impacto social positivo do projeto: "Ao apresentarmos um problema técnico comum em engenharia civil, e juntas investigarmos a resolução, levantando resultados de ensaios em laboratório, as jovens intuitivamente levantavam hipóteses e as testavam, mostrando que a curiosidade é o principal motor da pesquisadora científica, e que elas, embora sem os recursos materiais, tinham dentro de si uma pesquisadora adormecida. Isto fez muito bem para a autoestima de todos, foi muito gratificante."
Veja também
![Complexo laboratorial Orion recebe licena ambiental e aguarda alvar de execuo para incio de obras](/capas/1736537127.jpg)
Complexo laboratorial Orion recebe licença ambiental e aguarda alvará de execução para início de obras
10/01/2025Presidente Lula, ministros(as) de Estado, presidente do BNDES e diretor-geral do CNPEM durante cerimônia de ...
![SINTPq debate cincia e tecnologia na Universidade Zumbi dos Palmares](/capas/1729219822.jpeg)
SINTPq debate ciência e tecnologia na Universidade Zumbi dos Palmares
17/10/2024Os diretores Fabiana Ramos, Leonardo Cruz e Lissa Pesci — que representam as empresas Fundepag, ...
![SINTPq lutar contra os bloqueios nos recursos da CAPES](/capas/1697721096.jpeg)
SINTPq lutará contra os bloqueios nos recursos da CAPES
19/10/2023O SINTPq recebeu com preocupação a notícia sobre os recentes cortes e bloqueios no orçamento ...