Notícias | 1º de Maio da CUT e Centrais: dia de reflexão, de luta e também de muita música

1º de Maio da CUT e Centrais: dia de reflexão, de luta e também de muita música

Será um dia de reflexão e de fortalecimento da luta da classe trabalhadora, mas também de muita música.

28/04/2021

Pela Vida, Democracia, Emprego, Vacina Para Todos e Auxílio de R$ 600 CUT, Força, UGT, CTB, CSB, NCST, CGTB, Intersindical e Pública farão live do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, que será transmitida, a partir das 14h, pela TVT - TV do Trabalhadores, além dos canais no Youtube e redes sociais das centrais e do movimento sindical. Será um dia de reflexão e de fortalecimento da luta da classe trabalhadora, mas também de muita música.

Neste ano, o tema como tema 1° de Maio pela Vida - Democracia, Emprego, Vacina para Todos e Auxílio Emergencial de 600 reais até o fim da pandemia. Os artistas e personalidades que participarão da live estão juntas com o movimento sindical na defesa desse tema. Neste ano, os presidentes das centrais estarão em um estúdio, de onde farão seus discursos. O programa será ancorado pela cantora, compositora e apresentadora Ellen Oléria. Também no estúdio, a atriz, cantora e multi-instrumentista paraibana Lucy Alves fará a apresentação que encerrará o 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais. Todos os protocolos sanitários serão seguidos.

O ato tem previsão de três horas de duração com falas dos dirigentes sindicais das nove centrais. Os expresidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso, parlamentares e lideranças partidárias e de movimentos sociais, além de entidades sindicais internacionais e representantes de diferentes religiões, também participarão do 1º de Maio organizado pelas centrais sindicais.

As falas das lideranças sindicais, políticas e sociais serão intercaladas por apresentações e depoimentos de artistas sobre o tema deste ano - Vida, Democracia, Emprego, Vacina para Todos.

Seguem os artistas que se apresentarão no 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais, cantando ou com depoimentos: Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina, Delacruz, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Aíla, Renegado, Bia Ferreira, Doralyce; Osmar Prado, Gregório Duvivier, Spartakus, Lirinha, Tereza Seibilitz, Elen Oleria, Paulo Betti, Lucy Alves, além de mensagem do acadêmico Silvio Almeida e a atleta Joana Maranhão.

Ficha do evento:

✓ Live do 1º de Maio Unitário das Centrais Sindicais

✓ Pela Vida. Emprego, Democracia e Vacina para Todos

✓ Sábado (01/05), a partir das 14h

✓ Transmissão – TVT, redes sociais e Youtube das centrais e seus entes.

Agenda em Campinas:

Celebração do 1º de maio – Pastoral Operária
Acontecerá no dia 1º de maio, às 9h
Local: Catedral Campinas
(seguindo os protocolos da saúde)

Carreata e Bicicletada - 1º de Maio de Resistência, Luta e Solidariedade 
Local: Largo do Pará, às 9h30.
Além da carreata também terá arrecadação de alimentos não perecíveis e financeira para doação às comunidades carentes, leve seu alimento e entregue no dia. Ou então, faça sua doação até 10 de maio, de acordo com as informações abaixo.
Ponto de coleta: Subsede da CUT Campinas
Rua: Culto à Ciência, 56, Botafogo
Toda quinta, das 8h às 12h e das 13 às 17h
Conta para contribuição: Conta BB PIX 02436062811

Agenda Capital - SP

Zona Leste
CARREATA 1 (São Mateus / Sapopemba / Vila Prudente / Vila Formosa / Tatuapé)
Concentração a partir das 8h30 na Rua Ursa Menor x Avenida Ragueb Chofhi na altura do número 58 - atrás do Atacadista Assaí, com saída prevista para 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 2 (Cidade Tiradentes)
Concentração a partir das 9h, na ETC (Avenida dos Metalúrgicos), com saída às 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 3 (Guaianases)
Concentração às 9h no DZ Guaianases (Rua Darcilena) de saem em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 4 (Itaquera)
Concentração às 9h no Largo da Matriz (Rua Flores Do Piauí) partindo em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 5 (São Miguel / Itaim Paulista)
Concentração às 9h na Praça Rotary com saída em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

CARREATA 6 (Vila Formosa / Tatuapé)
Concentração a partir das 8h20 na Rua Costureira, altura do número 777, seguem para encontro com militantes de outros bairros na Rua Ursa Menor x Avenida Ragueb Chofhi na altura do número 58 - atrás do Atacadista Assaí, de onde sem juntos às 9h30 em direção à Praça Brasil, no – Conjunto Residencial José Bonifácio, em Itaquera.

Zona Sul
CARREATA 1
Concentração às 9h na Avenida Dr. Ricardo Jaffet, a cerca de 50 metros da Rua Francisco Tapajós, com termino na Rua Vergueiro.

CARREATA 2
Concentração às 9h na Avenida Gentil de Moura (antes da lombada eletrônica), com encerramento na Estrada de São João Clímaco (fazer retorno na Igreja).

Carreata 3 (Santo Amaro)
Concentração às 9h na Avenida Nossa Senhora do Sabará, altura do nº 1.600 (antiga Fábrica Silvania), seguindo até o Cemitério São Luiz (Rua Luis Antônio Verney).

Sudeste
CARREATA 1 (Jabaquara)
Concentração às 9h na Igreja São José (Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira) seguindo até a Rua Fagundes Filho.

Norte
CARREATA 1
Concentração às 9h na Estrada do Sabão (Sacolão), no Jardim Maristela seguindo até o CEI Indir Vila Maria (Rua dos Condoreiros, 400 - Conjunto Promorar - Vila Maria III)

Oeste
CARREATA 1 (Largo da Batata)
Concentração às 9h nos arredores do Largo da Batata (Rua Padre Carvalho), com saída às 9h30, seguindo até a entrada da Comunidade São Remo, pela rua lateral do Mercado Roldão (Rua Baltazar Rabelo).

Centro
CARREATA 1 (Praça do Patriarca)
Concentração 9h na Praça do Patriarca, saída em direção à Prefeitura, onde faz uma parada, encerrando com no Prédio da Hilton Paes, onde a militância do Diretório Zonal do Centro e forças sociais e políticas se somam ao ato da moradia.

Centro Expandido
CARREATA 1 (Mooca)
Concentração às 9:30 na Rua dos Trilhos, seguindo até a Rua Visconde de Laguna, esquina com a Rua Javari – onde encerra a primeira parte do trajeto do local histórico da primeira Greve Operária do Brasil, em 1917, e segue até a Praça da República para encerramento final da carreata.

ABC PAULISTA
Santo André – Concentração às 10h na Avenida Artur de Queiróz, 52, no bairro Casa Branca.
Rio Grande da Serra – Concentração às 10h na Avenida Dom Pedro I, 743, no Jardim Novo Horizonte. Os participantes dessas duas carreatas se encontrarão na Avenida Portugal, no centro de Mauá, onde será realizado um drive-thru para arrecadação de alimentos.

São Bernardo do Campo – Concentração às 9h em frente ao Estádio 1º de Maio, na Rua Olavo Bilac, 240. Essa carreata seguirá em direção à Praça da Moça, em Diadema, onde também haverá um drive-thru arrecadando doações.