Notícias | SINTPq apoia luta dos trabalhadores da saúde de São Paulo

SINTPq apoia luta dos trabalhadores da saúde de São Paulo

Em carta aberta, trabalhadores de saúde de São Paulo denunciam péssimas condições de trabalho e exigem a contratação de mais profissionais

19/01/2022

O SINTPq se solidariza e manifesta seu apoio a todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde do município de São Paulo e de todo o país, que desde o início da pandemia, vêm sofrendo ainda mais com a falta de recursos e a precarização das condições de trabalho.

Sindicatos de trabalhadores da saúde de São Paulo assinaram, na última quinta-feira, dia 13, carta aberta denunciando as péssimas condições para o atendimento à população e exigindo a contratação de mais profissionais nas UBSs.

Segundo os sindicatos, a piora das condições de trabalho deriva principalmente da sobrecarga gerada pelo aumento da demanda nas UBSs desde o início da pandemia. Além dos serviços rotineiros, atualmente, os profissionais precisam se dividir entre coletas de exames relacionados a suspeitas de COVID-19, suporte à vacinação, atendimento a sintomáticos respiratórios e pacientes com sequelas da COVID-19.

De acordo com a carta, prefeitura e OSS parceiras nunca ofereceram a contratação de mais profissionais, mesmo com tamanho aumento no número de atendimentos. “Pelo contrário, os funcionários responsáveis pela vacinação, coleta de PCR para COVID-19 e atendimento a pacientes com síndrome gripal foram realocados de outras funções nas UBSs, deixando profissionais de todos os setores sobrecarregados e a população sem atendimento adequado”, afirma a publicação.

Outra queixa importante dos profissionais de saúde é sobre o desabastecimento. Faltam equipamentos básicos e medicamentos para lidar com a COVID-19 e a epidemia de influenza. De acordo com o texto, equipamentos como lençóis para maca, luvas e oxigênio são escassos, enquanto as farmácias são impactadas pela falta de dipirona, ibuprofeno, antibióticos, entre outros.

Mesmo diante da situação crítica e do aumento exponencial da carga de trabalho, não há pagamento de horas extras a esses profissionais. “Muitos feriados foram cancelados para manutenção dos atendimentos de sintomáticos respiratórios; além disso, abrimos os postos de saúde diversas vezes aos finais de semana para campanha de vacinas - com equipe mínima. Recentemente, nossos empregadores nos obrigaram (e obrigam, via convocação informal por WhatsApp) a trabalhar todos os sábados em UBSs para suprir a demanda de sintomáticos respiratórios (com exceção dos ACS). Os nossos horários de descanso estão cada vez mais raros”, afirmam.

Diante da grave situação denunciada, os trabalhadores exigem - por meio da carta aberta - que profissionais não sejam obrigados a trabalhar aos sábados e feriados, e que sejam pagas horas extras aos que o fizerem, a contratação de mais profissionais, o diálogo com a gestão pública e o respeito à sua saúde.

Em apoio às reivindicações desses trabalhadores e trabalhadoras, a diretora do SINTPq e trabalhadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) - localizado em São Paulo - Priscila Leal, reprova a postura do governo no combate à pandemia.

"É inaceitável que, em plena pandemia, os estados e municípios não ampliem os investimentos na saúde da população. Com a entrada da variante Ômicron, muitos profissionais estão sendo afastados e não há substituição de mão de obra para os já esgotados profissionais da saúde. É imperativa a contratação urgente de profissionais para atuação no sistema público de saúde. Estamos vivendo a pandemia da covid-19 desde o começo de 2020 e, até agora, não há nenhum plano governamental para a contenção adequada da pandemia", critica a diretora.

Leia a íntegra da carta através do link.