Notícias | Após divulgação de balanço financeiro, Sindicato solicita novas informações ao CPqD

Após divulgação de balanço financeiro, Sindicato solicita novas informações ao CPqD

22/06/2017

A direção do CPqD divulgou recentemente comunicado aos seus profissionais prestando esclarecimentos sobre a situação financeira da instituição. No vídeo apresentado, Sebastião Sahão Junior, presidente do CPqD, classifica o gesto como uma resposta às reivindicações por maior transparência feitas durante a última campanha salarial.

O SINTPq e sua diretoria receberam a atitude de forma positiva. Somente através de ações como essa, o CPqD poderá exercer seu dever enquanto fundação, garantindo a devida transparência aos funcionários e sua entidade representativa.

Aproveitando a postura recém adotada pela empresa, a direção do SINTPq solicita publicamente que o CPqD apresente outras informações que são de fundamental importância para uma devida avaliação contábil da instituição.

Durante a última campanha salarial, o Sindicato contratou os serviços de um contador para realizar uma análise contábil com base nos relatórios anuais do CPqD. Esse trabalho já rendeu um relatório preliminar e, para complementar sua avaliação, o profissional responsável apresentou a seguinte relação de informações pendentes, referentes a 2016:

  • Balanço patrimonial ao final do período;
  • Demonstração do resultado do período;
  • Demonstração do resultado abrangente do período;
  • Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
  • Demonstração dos fluxos de caixa do período;
  • Demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
  • Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias; e
  • Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis. (Redação alterada pela Resolução CFC nº 1.376/11)

Além dos itens acima, o contador solicitou o Parecer da Auditoria, a avaliação realizada na BrPhotonics e as demonstrações financeiras (contábeis) das controladas e coligadas.

O Sindicato acredita que, após seu recente gesto, a diretoria do CPqD não praticará nenhuma forma de “meia transparência” e concordará em fornecer as informações aqui mencionadas.

A direção do SINTPq espera que a empresa apresente resposta ao Sindicato e aos trabalhadores o mais breve possível.