Notícias | Ato contra PEC 241 ocupa o centro de Campinas na quinta-feira (20)

Ato contra PEC 241 ocupa o centro de Campinas na quinta-feira (20)

19/10/2016

Campinas vai às ruas amanhã, dia 20, para lutar contra a aprovação da PEC 241 e seus consequentes retrocessos. A partir das 17h, trabalhadores, estudantes, movimentos sociais e entidades sindicais se reúnem no Largo do Rosário, no centro da cidade, para lutar contra o projeto que visa congelar investimentos públicos em saúde, educação, pesquisa e assistência social pelos próximos 20 anos.

A manifestação é organizada pela "Frente Povo sem Medo", "Frente Brasil Popular" e coletivos independentes. Na pauta da mobilização também estão o combate a outras medidas do governo Michel Temer, como a entrega do Pré-sal às multinacionais e as reformas na previdência e no ensino.

A participação dos profissionais da ciência, pesquisa e tecnologia neste momento de mobilização é fundamental. Especialistas da área de CT&I alertam sobre o desdobramento da PEC 241 nos estados, sobretudo no orçamento das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), que também têm receitas com vinculação constitucional.

Segundo informações da Academia Brasileira de Ciências, o orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (hoje chamado MCTIC, após fusão com a pasta das Comunicações) encolheu consideravelmente nos últimos anos. Em valores corrigidos pela inflação, é quase 30% menor do que dez anos atrás, e aproximadamente metade do que era em 2010. Com a aprovação da PEC, qualquer mudança nesse cenário será inviável, uma vez que os investimentos estarão ainda mais engessados.

A união e mobilização dos trabalhadores é a única forma de barrar esse ciclo de retrocessos. Por isso, participe das manifestações e discussões sobre a PEC 241. Sua participação pode fazer a diferença!