Campanha Salarial: CNPEM oferece reajuste abaixo da inflação
SINTPq e CNPEM realizaram ontem, dia 27, a segunda reunião de negociação da Campanha Salarial 2016/2017. A contraproposta apresentada pela empresa será levada para avaliação e deliberação dos trabalhadores em assembleia na próxima quarta-feira (3), às 11h, no Auditório do Anel.
A empresa se recusou a, ao menos, recompor a inflação do período e ofereceu 7% de reajuste. O percentual proposto é insuficiente para cobrir as perdas no poder aquisitivo dos profissionais, uma vez que a estimativa para o IPCA do período é de 8,5%.
A direção do CNPEM também não aceitou reajustar os benefícios econômicos, como Auxílio Alimentação e Creche, e informou que pretende corrigir as faixas salariais da tabela de benefícios.
No que se refere à organização de cargos e funções, a direção do Centro manifestou intenção de realizar um “Programa de Avaliação de Desempenho” até outubro, visando, inclusive, o reenquadramento dos profissionais defasados em seus postos. Para isso, a empresa afirmou que pretende desembolsar até 5% do valor da folha salarial.
O SINTPq vê como contradição o fato do CNPEM investir 5% com o reenquadramento dos profissionais, mas se recusar a recompor a inflação do período. Dessa forma, torna-se evidente que a questão não se baseia na ausência de recursos, mas na prioridade dada para a utilização dos mesmos.
De acordo com cálculos iniciais do Sindicato, a diferença entre os 7% propostos pela empresa e a recomposição da inflação, considerando 8,5% e sem contar com a reivindicação de aumento real, é de aproximadamente R$ 1,3 mi no ano.
Os funcionários do CNPEM já perderam 6,33% de seus salários em agosto de 2014, quando a empresa se negou a repor a inflação. Naquele ano, o Centro garantiu o pagamento de uma parcela de 3% na forma de Auxílio Alimentação, o que não fornece reajustes no FGTS, férias, previdência e demais direitos trabalhistas. Os demais 3,33% estão em processo na Justiça do Trabalho até hoje, uma vez que o CNPEM insiste em recorrer das decisões judiciais favoráveis aos trabalhadores.
Diante de tantos prejuízos aos funcionários e funcionárias, o SINTPq se pergunta: Aonde o CNPEM quer chegar com essa política de desvalorização dos trabalhadores? Garantir a manutenção e ampliação do poder aquisitivo dos funcionários é uma das missões do Sindicato. Por isso, o SINTPq seguirá na luta por propostas dignas aos profissionais que tanto se dedicam ao desenvolvimento tecnológico nacional.
Compareça na assembleia de quarta-feira e manifeste sua opinião. A participação de todos é fundamental neste momento!
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, convoca todos os trabalhadores do CNPEM, com data-base em 1º de agosto, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada em 03 de agosto de 2016, às 11:00, no auditório do Anel, para deliberar a seguinte ordem do dia:
1) Discussão, deliberação e aprovação da contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2016/2017;
2) Campanha de Sindicalização;
3) Outros assuntos.
Fica estabelecido que não havendo quórum, a Assembleia será realizada, em segunda convocação 30 minutos após, com qualquer número de presentes.
Régis Norberto Carvalho
Presidente SINTPq
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...