Notícias | Clima de terrorismo instituído!!! As demissões e a greve no IPT

Clima de terrorismo instituído!!! As demissões e a greve no IPT

03/09/2015

Assunto calado há meses, repentinamente, volta-se a falar em demissões no IPT as vésperas dos funcionários serem empurrados pelo Governo do Estado de São Paulo a decidirem pela GREVE a partir do dia 08 de setembro caso o IPT não pague, como antecipação salarial, os 7,6% que propôs na negociação.

Na última terça feira, dia 01.09, em reunião do Planejamento Estratégico, o Presidente do IPT falou que o momento é crítico e que o Governo autorizou cerca de 50 demissões a serem realizadas até o fim do ano. Falou ainda que as reservas financeiras do IPT já acabaram.

Isto, exatamente uma semana depois da Assembleia dos trabalhadores que deliberou pela GREVE.

Temos visto empresas demitirem por telegrama seus empregados ao fim de períodos de férias coletivas. Imediatamente os Sindicatos convocam essas categorias e deliberam por greves como último recurso e que, geralmente, são finalizadas com acordos mantendo os empregos dos trabalhadores que não concordam em serem demitidos ou demissões por meio de PDV (Programa de Demissão Voluntária), que nada mais é que um bônus de vários salários pagos para deixar a empresa (na prática a empresa garante pecuniariamente por meses estes empregados sem os encargos).

Enquanto isso no IPT da excelência técnica nas suas diversas áreas de atuação se confronta com a pífia politica de recursos humanos que aterroriza a todos.

Desde os empregados com mais de 30 anos de casa e dos recém-chegados que precisam dos seus empregos (por razões pessoais, familiares, profissionais),  até aqueles que têm o desejo de deixar a Instituição para começarem a usufruir da aposentadoria esperada e do conforto dos chinelos, do aconchego das suas famílias e do ócio não são atendidos no seu desejo de serem demitidos!!!

GESTÃO DE PESSOAS, ARTE OU OFÍCIO?

Um momento que trouxe esperanças aos IPTeanos foi quando assumiu o novo diretor de Pessoas e Sistemas, por ser ele um pessoa ligada ao nosso Secretário e vice governador criou-se uma expectativa positiva que poderíamos ter momentos de melhor interlocução com o Governo do Estado, só que até agora nossas expectativas foram frustradas.

Neste momento delicado que o IPT não consegue corrigir com o índice de inflação os salários dos seus empregados e aponta como saída para crise demissões, o RH do IPT não SABE quem quer e quem não quer sair da Instituição!

O IPT, na figura de seu RH, tem por obrigação e função o mapeamento de todo esse cenário.

GESTÃO DE RECURSOS

O CRE informou recentemente que a conta de energia elétrica do IPT aumentou em R$ 1 milhão! Valor esse comparado entre os meses de janeiro a julho dos anos de 2014 e 2105. Isso é um absurdo.

Você sabia desse aumento?

Houve falha de tal fato não ser comunicado e quais medidas de economia deveriam ser tomadas?

Foi esclarecido pelas áreas que empregados serão demitidos porque reservas financeiras estão sendo consumidas desta forma?

A PRÁTICA DA BOA GESTÃO!!

Dirigir uma Instituição centenária como o IPT deveria ser uma honra para quem é chamado a esse desafio e estas figuras deveriam ter por principio a defesa da Missão do IPT bem como a defesa dos profissionais que aqui trabalham.

Acreditava-se que uma gestão “IPTeana” traria para Instituição o reconhecimento e merecimento que somos dignos.

Infelizmente as manifestações da maioria não refletem a expectativa positiva criada e as críticas têm sido uma constante.

Uma Direção de um Instituto de Pesquisas que não acredita no poder de seus Pesquisadores não deveria permanecer no cargo.

O IPT precisa de uma gestão séria e comprometida com sua Missão sem ficar refém das vontades e conjunturas  políticas.

DIRETORES ADMINISTRATIVO E DE GESTÃO DE PESSOAS CHAMAM SINDICATO HOJE

Encerrou-se a poucos minutos a reunião solicitada pelos Diretores do IPT com o SINTPq.

Na conversa, os Diretores do IPT explicaram que continuam conversando com os órgãos de controle do Governo do Estado para obterem a autorização do pagamento da antecipação salarial de 7,6%.

O Sindicato deixou claro que continua esperando pelo atendimento por parte do IPT deste pleito dos trabalhadores.