Notícias | CNPEM: Após votação acirrada, trabalhadores encerram Campanha Salarial

CNPEM: Após votação acirrada, trabalhadores encerram Campanha Salarial

04/11/2015

Os funcionários do CNPEM aprovaram a contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2015/2016 em assembleia realizada na tarde de ontem, dia 3. A decisão foi tomada em uma acirrada votação, que contou com 129 votos favoráveis a contraproposta, 126 contrários e cinco abstenções.

O novo acordo define um reajuste salarial correspondente ao IPCA do período. Entretanto, a recomposição será paga de forma parcelada, sendo 6% oferecidos de imediato e os demais 3,56% a partir de janeiro. Ambas as parcelas serão retroativas ao mês de agosto. Os benefícios econômicos também serão corrigidos conforme o IPCA do período de forma integral e retroativa a data base.

A proposta do SINTPq era de, em caso de rejeição da contraproposta, realizar uma paralização imediata no local para negociar uma melhor proposta, que seria apresentada aos trabalhadores no mesmo dia.

A aprovação da contraproposta por uma margem tão pequena de votos demonstra que é grande o sentimento de insatisfação dos trabalhadores com as atitudes da direção. Esse descontentamento se justifica pela insistente postura da diretoria de se negar a apresentar propostas que contemplem as reivindicações dos trabalhadores e correspondam a competência e importância do trabalho executado por eles.

O SINTPq entende que a intransigência da diretoria durante todo o processo de negociação demonstra que os trabalhadores não são prioridade para a direção do Centro. Essa realidade é extremamente frustrante para o SINTPq, uma vez que a diretoria do sindicato foi recebida pelo presidente da instituição, Carlos Alberto Pacheco, após sua posse e na ocasião o mesmo se comprometeu a fazer uma gestão que valorizaria os trabalhadores e teria como objetivo a manutenção e progresso dos quadros do CNPEM.

Os desafios são muitos e com certeza os trabalhadores, apesar do não reconhecimento da direção do Centro, continuam mobilizados e comprometidos com o sucesso do CNPEM e do projeto Sirius.