Notícias | CNPEM: Assembleia discute campanha salarial nesta sexta-feira, dia 9

CNPEM: Assembleia discute campanha salarial nesta sexta-feira, dia 9

06/10/2015

O SINTPq convoca os trabalhadores do CNPEM para que na próxima sexta-feira, dia 9, às 10h, no auditório do ANEL, definam os rumos da campanha salarial 2015/2016. Após dois meses de silêncio, a empresa finalmente chamou o sindicato para mais uma rodada de negociação. O encontro acontece nesta terça-feira.

Nesta última segunda-feira, dia 5, foi publicado no Diário Oficial da União o termo aditivo do contrato de gestão com repasses do MCTI acima dos R$ 331 milhões. A assinatura do termo sempre foi colocada pela empresa como impedimento para apresentação de contraproposta para o ACT. Agora, com a questão solucionada, os trabalhadores e o SINTPq aguardam propostas concretas do CNPEM para a negociação.

Vale lembrar ainda que os funcionários do Centro já acumulam defasagem de 13% em seus salários, sendo o último reajuste em agosto de 2013. Além das perdas, os empregados do CNPEM estão sob grande pressão para o cumprimento de metas e resultados.

Neste momento é fundamental a participação dos trabalhadores. A campanha salarial deve refletir os anseios, reivindicações e importância dos funcionários na construção do CNPEM como referência nacional para ciência e tecnologia. Na assembleia, caso a proposta da empresa não atenda as reivindicações dos trabalhadores discutiremos quais ações serão tomadas para buscar o devido reconhecimento pelos gestores da empresa.

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região-SINTPq, convoca todos os trabalhadoresdo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais – CNPEM, para comparecerem na Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 09 de outubro de 2015, no auditório do ANEL, às 10:00 horas em primeira convocação e não havendo quórum, às 10:30 horas em segunda convocação, com qualquer número de pessoas presentes, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1. Discussão da contraproposta da empresa para a campanha salarial 2015/2016;

2. Deliberação sobre os rumos da campanha salarial 2015/2016;

3. Outros assuntos.

Dissídio Coletivo 2014/2015

O CNPEM recorreu da decisão da justiça que reconheceu o adiantamento da inflação no vale alimentação e determinou a complementação dos salários pelo índice inflacionário.

O SINTPq também recorreu da decisão, pois a mesma determinou que a recomposição seja paga a partir de fevereiro de 2015 e não a partir de agosto de 2014 (data-base da empresa).