Notícias | CNPEM: Em assembleia, trabalhadores decidem pelo Dissídio Coletivo

CNPEM: Em assembleia, trabalhadores decidem pelo Dissídio Coletivo

25/03/2015

Em assembleia realizada na ultima sexta-feira (20), os trabalhadores do CNPEM decidiram pela recusa da contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2014/2015. A decisão foi tomada após muito debate entre os funcionários presentes.

Um dos pontos discutidos foi a capacidade financeira do centro. O SINTPq apresentou números do balanço de gestão do CNPEM que explicitavam uma redução das despesas da empresa com o custeio de funcionários e o aumento das receitas do contrato de gestão, demostrando assim que a principal questão colocada era priorizar ou não os funcionários. O CNPEM, no entanto, alega dificuldades financeiras para implementar o reajuste salarial de acordo com a inflação.

Ao recusarem a proposta da empresa, não restou alternativa aos mais de 270 empregados presentes, que decidiram pela instauração de Dissídio Coletivo. O processo será encaminhado pelo SINTPq à justiça do trabalho nas próximas semanas. O sindicato ainda acredita no bom senso dos dirigentes do CNPEM em não penalizar seus funcionários com redução de salários e espera uma proposta de recomposição inflacionaria do período 2013-2014 até o julgamento da ação do dissídio.

No que se refere ao compromisso do CNPEM de reverter os R$ 250,27 em 3% de reajuste nos salários, após amplo debate, os funcionários optaram por manter o valor em dinheiro no vale alimentação, até que seja definido em juízo o destino da Campanha Salarial 2014/2015. A decisão também foi amparada por uma votação apertada, com 126 votos favoráveis e 116 contrários.