CNPEM faz reestruturação interna e diminui folha de pagamentos em 10%
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizou na manhã de ontem, dia 06, a demissão de trabalhadores em todos os seus laboratórios e diretorias. A medida, que representa uma economia de 10% na folha de pagamentos da empresa, não foi informada ou discutida com o sindicato da categoria, o SINTPq.
A direção do Centro afirmou que os cortes foram necessários em razão das dificuldades orçamentárias da empresa. No entanto, na visão do SINTPq existem outras alternativas aplicáveis, como a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), fim das horas extras e demissão voluntária.
O CNPEM é responsável hoje pelo desenvolvimento do maior projeto da ciência brasileira, o projeto Sirius e as demissões comprometem a produtividade e o desempenho dos trabalhadores, o que, por sua vez, colocam em risco o futuro da instituição. Cabe destacar ainda a responsabilidade do Governo Federal que, apesar da difícil conjuntura econômica, não pode penalizar um projeto tão importante para o país, como o Sirius, em nome de um ajuste fiscal.
Veja também
Assembleia em 05/07, às 19h, elege delegados do SINTPq para a Plenária Estatutária da CUT
28/06/2021O SINTPq gostaria de convidar toda a categoria para a assembleia que definirá os delegados ...
Atenção sócios e sócias: Eleições do SINTPq estão abertas; veja como votar
07/06/2021As Eleições SINTPq 2021/2024 já estão em andamento. Todos os sócios e sócias que registraram ...
Eleições SINTPq: Conheça as pessoas que formarão a nova direção do sindicato
17/05/2021O SINTPq está encerrando mais um ciclo de sua história com o término da Gestão ...