Notícias | CNPEM faz reestruturação interna e diminui folha de pagamentos em 10%

CNPEM faz reestruturação interna e diminui folha de pagamentos em 10%

07/04/2016

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realizou na manhã de ontem, dia 06, a demissão de trabalhadores em todos os seus laboratórios e diretorias. A medida, que representa uma economia de 10% na folha de pagamentos da empresa, não foi informada ou discutida com o sindicato da categoria, o SINTPq.

A direção do Centro afirmou que os cortes foram necessários em razão das dificuldades orçamentárias da empresa. No entanto, na visão do SINTPq existem outras alternativas aplicáveis, como a adesão ao Programa de Proteção ao Emprego (PPE), fim das horas extras e demissão voluntária.

O CNPEM é responsável hoje pelo desenvolvimento do maior projeto da ciência brasileira, o projeto Sirius e as demissões comprometem a produtividade e o desempenho dos trabalhadores, o que, por sua vez, colocam em risco o futuro da instituição. Cabe destacar ainda a responsabilidade do Governo Federal que, apesar da difícil conjuntura econômica, não pode penalizar um projeto tão importante para o país, como o Sirius, em nome de um ajuste fiscal.

Â