Notícias | CNPEM: SINTPq retoma campanha salarial 2014/2015

CNPEM: SINTPq retoma campanha salarial 2014/2015

23/01/2015

A campanha salarial dos funcionários do CNPEM - iniciada em 2014 – retorna neste ano com novos desafios de diálogo e mobilização para os trabalhadores.

Nas próximas semanas, sindicato e direção do CNPEM voltam à mesa de negociação para discutir as demandas apresentadas na pauta de reivindicações e superar impasses colocados pela direção do Centro. Após a primeira rodada de negociação, o sindicato convocará uma nova assembleia com todos os trabalhadores.

Em outubro, os funcionários aceitaram a contraproposta da empresa, que previa um reajuste de R$ 250 no vale alimentação e novas negociações em fevereiro de 2015.

Nas últimas semanas, o SINTPq se reuniu com o secretário executivo do MCTI, Álvaro Prata, reivindicando que a 'conta' pelo contingenciamento de verbas do Governo Federal não seja paga pelos trabalhadores do Centro em forma de redução nos salários. Sem previsão de reajuste nos repasses do Ministério ao CNPEM, o sindicato solicitou então que os recursos do Sirius possam também ser utilizados nas despesas de custeio, já que, atualmente, cerca de 80 funcionários trabalham no projeto. Prata comprometeu-se a estudar a proposta do SINTPq.

A importância do Sirius para a ciência brasileira precisa ser também discutida no âmbito da manutenção e valorização dos profissionais do Centro. Nas homologações realizadas no sindicato é comum encontrar trabalhadores do CNPEM migrando para outras empresas ou mesmo Universidades em busca de melhores salários. Não podemos aceitar que o CNPEM perca profissionais qualificados diante dos atuais desafios.

O não reajuste dos salários pela inflação significa perdas salariais, situação que não será aceita pelo SINTPq. A mobilização dos trabalhadores na defesa das demandas da pauta de reivindicações é fundamental para os frutos dessa campanha salarial. Em outubro, deixamos claro que estávamos dispostos a continuar negociando, mas sem redução nos salários e benefícios. Nada a menos para os trabalhadores do CNPEM.

O sindicato já solicitou oficialmente à direção do CNPEM a retomada das negociações e espera melhores propostas.

Fique atento. Converse com seu colega de trabalho e organize-se para não termos redução nos salários.