Notícias | Com sentimento de resistência, trabalhadores iniciam nova realidade na Amazul

Com sentimento de resistência, trabalhadores iniciam nova realidade na Amazul

29/09/2017

Nas assembleias desta semana, incontáveis votos de indignação foram depositados nas urnas de Iperó e São Paulo. Apesar da proposta da empresa ter sido aprovada com 330 votos, o sentimento de descontentamento foi geral. Cada um dos 203 trabalhadores e trabalhadoras que foram favoráveis à greve e também muitos que votaram pelo aceite, mas carregados de insatisfação, deixaram um recado bem claro: Se o desrespeito continuar nas próximas campanhas salariais, a Amazul vai parar!

Em ambas as assembleias, o Sindicato e os representantes eleitos relataram de forma transparente os riscos e desafios de um movimento grevista. Mesmo assim, conscientes das dificuldades, boa parte dos funcionários optaram por dizer não ao descaso sofrido até aqui, votando pela greve ou mesmo a favor da proposta, mas manifestando seu descontentamento.

Em carta enviada à empresa após a assembleia, o SINTPq destacou que resultado final da votação comprova o nível de insatisfação dos trabalhadores, que tende a crescer cada vez mais. Confira o ofício na íntegra.

Nos últimos dois anos, a Amazul recompôs apenas 80% da inflação nos salários. Neste ano, o pífio reajuste de 3% não chega à 50% do IPCA do período, correspondente a 6,29%. Após tanto desrespeito, a semente da resistência foi lançada nesta campanha salarial, encerrada nove meses após a data-base. Neste cenário e com o resultado da votação, a direção da empresa deve refletir sobre sua postura nas próximas negociações, pois a passividade e paciência dos seus empregados está acabando.

Os trabalhadores e trabalhadoras também precisam refletir sobre o que almejam para as próximas campanhas salariais. Conquistas nas relações de trabalho são obtidas apenas com a unidade e o fortalecimento da representatividade sindical. Para isso, é fundamental a ampliação do número de profissionais sindicalizados. Sem a associação ao Sindicato, será impossível manter e ampliar a luta do SINTPq dentro da Amazul.

Os associados ao Sindicato contribuem com 1% do salário líquido mensal e, além da representação, contam com benefícios como apartamentos na praia, assessoria jurídica e convênios com universidades, escolas de idiomas, agências de viagem, entre outras opções. Seja sócio e fortaleça sua entidade representativa. 

Reajuste no PAMSE

Outro assunto tratado durante as assembleias desta semana foi o abusivo reajuste do PAMSE. Os funcionários de Iperó estão fazendo um abaixo-assinado contra a majoração dos valores, que será entregue ao comando da Amazul.

Como informado anteriormente, o SINTPq pretende iniciar uma ação judicial contra o reajuste praticado. Para isso, é essencial que os funcionários enviem cópias de seus holerites antes e depois da majoração, para comprovar os prejuízos sofridos. Não é necessário se identificar e os nomes e números de registro presentes nos holerites podem ser rasurados. Os documentos podem ser enviados para o e-mail [email protected]

Campanha salarial 2018

As assembleias de quarta e quinta-feira também deliberaram a instauração de assembleia permanente para discussão da próxima pauta de reivindicações. O objetivo é iniciar de imediato a campanha salarial 2018 e agilizar o processo.

No final de outubro, novas assembleias serão realizadas nas duas unidades para definir a pauta de reivindicações. Até lá, os funcionários e funcionárias poderão enviar suas sugestões pelo e-mail [email protected]. Participe e manifeste sua opinião.